Greve nos portos afeta Fortaleza e Santos

11-08-2012 08:01

SANTOS - A Baixada Santista é afetada por quatro greves federais de maneira direta. Elas envolvem os servidores da Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Receita Federal e justiças Federal e do Trabalho.

De acordo com o jornal santista A Tribuna, no Porto de Santos, por exemplo, prejuízo com as mobilizações sindicais não pode mais ser calculado. Os trabalhos de rotina foram afetados e 74 navios aguardam para atracação.

"Quando a paralisação era só da Anvisa, as perdas estavam em R$ 10 milhões. Agora temos Receita Federal, Anvisa, fiscais agropecuários e a Polícia Federal em greve. É incalculável", explica o diretor-executivo do Sindicato das Agências de Navegação Marítima de São Paulo (Sindamar), José Roque.

Paralisações - Além das quatro greves que influenciam de maneira direta a região, outra paralisação acaba afetando o ritmo do Porto de Santos.

Trata-se da greve dos fiscais agropecuários. Os auditores fiscais do trabalho interrompem serviços às terças e quartas-feiras em Santos.

A reivindicação é a reposição de inflação de anos atrás, aumento salarial e a reestruturação de carreiras dos trabalhadores.

Ceará - Em Fortaleza (CE) há 14 navios esperando. Segundo o Sindicato Nacional das Agências Reguladoras, 30% dos 7,5 mil servidores no país estão trabalhando para atender uma determinação do Supremo Tribunal Federal de deixar passar, pelo menos, as cargas de medicamentos e alimentos perecíveis.

Ao ser descarregada do navio, a carga precisa passar por uma inspeção e então receber um documento de liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com a greve, sem a possibilidade desta liberação, os navios não podem atracar e isso causa uma fila de espera no mar.

 

(Fonte: O Estado do Maranhão)

                                                                                    

           

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621