Grupo Mateus aumenta produtividade com duplicação da indústria de pães

27-11-2011 11:28

Com investimento de R$ 12 milhões, nova indústria de pães tem capacidade de produção triplicada.

O Grupo Mateus acaba de inaugurar em São Luís a nova estrutura da indústria de pães Bumba Meu Pão, passando de 1000 m² para 3500 m² de área de produção. Com a ampliação, no total de R$ 12 milhões investidos, a fábrica triplicou a produção de pães, bolos, doces e salgadinhos e se prepara para expandir sua atuação no norte e nordeste do país. Hoje, a indústria entrega diariamente às lojas de São Luís uma média de 15.000 kg de produtos e ainda este ano estará entregando 25.000 kg para todo o Maranhão.

'Estamos nos preparando para uma demanda existente, mantendo a qualidade que a marca Bumba Meu Pão possui desde quando começou, há cinco anos. Atualmente, nossos produtos vão para as lojas próprias do Grupo Mateus de São Luís e também para franquias nacionais presentes na capital maranhense. Em um futuro próximo queremos ver nossos produtos fazendo parte da vida de todos os maranhenses e de pessoas de estado vizinhos', afirmou Ilson Mateus, presidente do Grupo Mateus.

O setor de recebimento e armazenamento, onde a matéria prima da produção é recebida e acondicionada teve a capacidade aumentada. Por semana ele recebe 100 toneladas de produtos. Segundo o administrador da indústria de pães Bumba Meu Pão, Ricardo Mafra, essas 100 toneladas ficam armazenadas por no máximo sete dias, o que faz com que a matéria prima utilizada na indústria seja sempre renovada.

'Estamos vivendo uma nova realidade na indústria. Ver concretizado um projeto que era o sonho de todos nós, nos dá muita satisfação. Contratamos mais pessoas, automatizamos alguns procedimentos e ganhamos em produtividade. Com esse feito, além de mantermos a qualidade e o sabor dos nossos produtos, vamos trazer muito mais novidades para nossos clientes que tanto apreciam a marca', disse a consultora na área de alimentos Fátima Sciarretta, responsável pelo desenvolvimento dos produtos da Bumba Meu Pão.

Para que a indústria pudesse atender à demanda de consumo dos clientes foram realizadas modificações e aquisições importantes, como a de novos equipamentos e máquinas do setor de panificação. Na área de produção, que abrange a confeitaria doce, a panificação e a confeitaria salgada, foram colocados novos fornos, importados da Itália, para garantir maior rapidez na finalização de doces e pães especiais, que são aqueles que já saem prontos da fábrica para as lojas. Outra novidade são duas máquinas com capacidade de produzir 19 mil doces ou salgados por hora, o que totaliza 2 toneladas de produtos por dia. 'Essas máquinas irão possibilitar que a marca Bumba Meu Pão passe a produzir em algumas semanas as famosas petas, biscoitos que derretem na boca, tão apreciados no Maranhão como acompanhamento para o café quentinho', contou o administrador Ricardo Mafra.

No setor de panificação, as novidades são duas máquinas, uma que modela e pesa os pães de forma, com controle volumétrico; e a segunda que fatia, embala e fitilha os pães assados sem contato humano.

A qualificação dos profissionais também recebeu diversos investimentos. Durante todo o ano, parte dos chefes das confeitarias e da panificação participou dos cursos da Ecole Lenôtre Paris, a mais tradicional escola francesa de gastronomia, e estão sendo certificados com diploma da instituição. Os cursos foram realizados em parceria com o Senac, na Faculdade de Gastronomia Santo Amaro, em São Paulo.

Contudo, entre tantas novidades, alguns elementos vêm sendo mantidos desde o início da fabricação de pães e doces e que permanecerão na nova estrutura: as chamadas 'fadinhas', que são as doceiras que trabalham diariamente na área da confeitaria doce preparando doces finos, bombons, tortas, bolos, mousses, petit four e os delicados macarrones, doces que são um clássico da confeitaria francesa e que começaram a ser produzidos a pouco mais de um ano na indústria.

'A confeitaria doce é um setor onde a mão de obra é composta por mulheres. Elas são mais delicadas e têm mais habilidade para os produtos que além de saborosos, encantam pelos detalhes de tão perfeitos. É uma área pela qual temos um carinho especial e quem em breve apresentará mais novidades para as lojas do Grupo Mateus', afirmou Fátima Sciarretta.

A indústria de pães Bumba Meu Pão está localizada na BR-135, Km 5, no Distrito Industrial de São Luís. (Fonte: Jornal Pequeno)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621