Grupo Queiroz Galvão inaugura termoelétrica no município de Pindaré-Mirim

22-10-2011 08:57

O Grupo Queiroz Galvão inaugurou quinta-feira à noite a Unidade Termoelétrica da Queiroz Galvão Siderurgia (QGS), no município de Pindaré-Mirim. A matriz produzirá 5 megawatts - equivalente ao abastecimento elétrico de 20 mil residências -, que fornecerão energia para dois fornos da usina siderúrgica de ferro-gusa da Queiroz Galvão na região, a Companhia Siderúrgica do Maranhão (Cosima). O investimento foi de R$ 20 milhões.

A solenidade de entrega da termoelétrica foi realizada no pátio da Cosima, que fica no Km 213 da Estrada de Ferro Carajás. O evento teve a presença do diretor-executivo da QGS, Sandro Marques Raposo; do secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva (representando a governadora Roseana Sarney); do secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo; do prefeito de Pindaré-Mirim, Henrique Salgado; da vice-prefeita de Santa Inês, Maria da Paz Lima Costa, a Paizinha; e de funcionários da Cosima.

Segundo o diretor da QGS, o mais importante é que o grupo empresarial, com o apoio do Governo do Maranhão, está podendo ajudar os municípios do Maranhão a se desenvolverem. “Estamos agregando cinco megawatts à rede elétrica do estado. Por isso, queremos agradecer o incentivo do estado nessa retomada da usina, pois confiamos no crescimento do estado”, afirmou Sandro Marques Raposo.

As lideranças políticas presentes destacaram a atuação do Grupo Queiroz Galvão na Região do Vale do Pindaré, sempre valorizando a mão de obra local. A Cosima, que é uma das mais importantes empresas siderúrgicas do Maranhão, contribui para o crescimento econômico da Região do Vale do Pindaré e com a nova Termoelétrica da Queiroz Galvão contribuirá no fornecimento de energia para um dos dois fornos que estão em funcionamento e produzem 10 mil toneladas de ferro gusa.

Para Luis Fernando Silva, a competência do Grupo Queiroz Galvão está voltada para conciliar alta produtividade e competitividade a uma profunda e consistente preocupação socioambiental.

“É um empreendimento que gera cerca de 200 empregos diretos. Um investimento importante na área de siderurgia porque a empresa produz energia e é ecologicamente correta. É mais um resultado do esforço do governo em atrair empresas como a Queiroz Galvão para o estado”, disse o chefe da Casa Civil.

“Estamos muito felizes com esta inauguração porque se trata de uma obra que chega para incrementar a indústria na região, além de trazer mais emprego e renda para a população”, assinalou o prefeito de Pindaré, Henrique Salgado.

Mais

- O Grupo Queiroz Galvão tem três siderúrgicas situadas no Maranhão: Siderúrgica Maranhão S/A (Simasa), Companhia Siderúrgica Vale do Pindaré (Pindaré) e Companhia Siderúrgica do Maranhão (Cosima).

- Todas fazem parte do Complexo Siderúrgico de Carajás e são voltadas para a exportação.

- Juntas têm capacidade de produção de 861.600 toneladas de ferro-gusa por ano.

- As empresas Simasa e Pindaré, localizadas no Distrito Industrial de Pequiá, em Açailândia, e também pertencentes ao Grupo Queiroz Galvão, já dispõem de uma central termelétrica. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621