Grupo EBX mostra resultados de investimentos a Roseana

27-01-2011 15:57

 

A governadora Roseana Sarney recebeu na tarde de ontem, no Palácio dos Leões, executivos do Grupo EBX, holding pertencente ao empresário Eike Batista, da qual faz parte a MPX. No encontro, que teve a presença do presidente da MPX, Eduardo Karrer; do presidente da MPX Itaqui, Édio Rodenheber; e do secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, foram apresentados os resultados obtidos pela empresa no Maranhão em 2010 e as expectativas para 2011.

Os executivos da MPX conversaram com a governadora sobre os empreendimentos ora desenvolvidos pela empresa no Maranhão, como a exploração de gás natural na região do Médio Mearim e as termelétricas MPX Itaqui e MPX Parnaíba.

O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, disse que, entre os empreendimentos, destacam-se o início da construção, em julho, dos dois primeiros módulos da térmica MPX Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes, e a perfuração do terceiro poço, a fim de encontrar gás e petróleo no município de Lima Campos.

“A governadora Roseana Sarney voltou a enfatizar o engajamento da população local nos empreendimentos. Eles ficaram de apresentar um plano regional sustentável envolvendo dez cidades maranhenses”, informou Maurício Macedo.

O presidente da MPX, Eduardo Karrer, informou que, durante a reunião, a governadora tratou dos resultados da campanha exploratória de gás natural no Maranhão.

Eduardo Karrer falou sobre os avanços na contratação da primeira unidade térmica em Santo Antônio dos Lopes, com capacidade instalada de 1.863 MW e sobre o adiantamento das obras da termelétrica no Porto do Itaqui, com cerca de 90% de avanço, sendo que a usina deverá entrar em operação no segundo semestre de 2011.

“Temos grande expectativa de que as novas campanhas de gás natural vão fazer do Maranhão um importante pólo gerador de energia. Os investimentos farão do estado um pólo de desenvolvimento”, afirmou Karrer.

Empregos - Em 2010, a MPX Itaqui contratou aproximadamente 2.300 trabalhadores para as obras, que estão em ritmo acelerado, somando 3.300 pessoas trabalhando até o momento.

Segundo a empresa, 70% dessa mão-de-obra que está trabalhando na construção e montagem da usina são de maranhenses, qualificados em boa parte pelo Senai-MA. O empreendimento alcançou mais de 85% de avanço total, incluindo obras, compra e recebimento de equipamentos, e contratação de serviços.

O investimento, nesta fase de implantação, é de R$ 1,6 bilhão. Desse montante, 30% são destinados a equipamentos e tecnologias de redução de emissões, como a Tecnologia da Queima Limpa do Carvão adotada pelo empreendimento, que atende aos mais rigorosos protocolos ambientais internacionais.

Número

R$ 1,6 bilhão É o total financiado pelo BNDES e BNB para a construção da Usina Termelétrica MPX Itaqui, empreendimento que integra o conjunto de obras do PAC

 

(Fontes: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.698, Economia – pág. 06)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621