Grupo Mateus vai inaugurar filiais no Pará e no Tocantins

11-05-2011 14:25

 

O empresário Ilson Mateus, proprietário do Grupo Mateus, maior varejista do Maranhão, vai inaugurar filiais este ano no Pará e no Tocantins. A informação foi dada ontem em matéria publicada no portal de notícias IG. “Depois de 25 anos no ramo, o grupo Mateus sairá do Maranhão”, afirmou o empresário. Ele anunciou ainda que abrirá mais seis lojas este ano e outras 12 no ano que vem. Para esta ampliação dos negócios, o grupo passa, no momento, por auditoria para receber investimento de fundos de capital.

O Grupo Mateus tem atualmente 22 supermercados, 10 mil funcionários e faturamento anual de R$ 2,3 bilhões. Com esta estrutura, tem 52% do mercado maranhense e é um dos maiores grupos de varejo e distribuição do Norte e do Nordeste brasileiro.

Em Palmas, capital do Tocantins, Ilson Mateus informou já ter adquirido dois terrenos e que deve começar a construir em breve. No Pará, ele vai atacar uma área praticamente virgem de concorrentes, no sul do estado. E não deve parar nisso. “Nosso plano vai além do Norte e Nordeste”, adiantou.

Dinheiro para isso não deve faltar. Primeiro, a empresa está capitalizada – as vendas cresceram 56% em 2010, 44% em 2009 e 26% em 2008. Além disso, ela está na mira de fundos de investimento, interessados em adquirir 15% do negócio, avaliado no total em cerca de R$ 1,6 bilhão. Normalmente, isso permite pagar parte do endividamento bancário de uma companhia, o que exclui os juros do balanço mensal. O Grupo Mateus passa agora por auditoria da Ernst&YoungTerco para viabilizar o aporte.

Mercado - A matéria do portal IG ressalta que em São Luís o grupo tem três vezes mais lojas do que o Carrefour e o Wal-Mart somados. O primeiro, com a bandeira Atacadão, possui só uma filial na capital maranhense, e o segundo tem seis, com a rede Bom Preço.

A explicação do empresário para o domínio de mercado é simples: “A gente consegue sentir a temperatura dos bairros mais promissores antes, por causa de nossa distribuidora. Assim, dominamos as regiões primeiro e não deixamos eles avançarem.”

Para especialistas, segundo a matéria do portal IG, a aposta de Ilson Mateus parece correta. “O consumo dos segmentos emergentes vem se mostrando o que mais tem dado retorno, enquanto os segmentos luxo e médio já mostram certa saturação”, explica Marcos Gouvêa, sócio da GS&MD, uma consultoria especializada em varejo. “Isso deve continuar e ser a tendência mais marcante dessa década”, afirma. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621