Guajajaras liberam trecho intererditado da Ferrovia Carajás

10-02-2011 15:13

 

Após seis horas de interdição, foi liberado trecho da Estrada de Ferro Carajás interditado durante toda a tarde de ontem por índios guajajaras no município de Alto Alegre do Pindaré. Os índios, que pertencem à aldeia Massaranduba, iniciaram o protesto no inicio da tarde ontem e fizeram seis empregados da Vale reféns, que foram soltos à noite.

Segundo a administração executiva da regional de Imperatriz da Fundação Nacional do Índio (Funai), os índios exigiam a presença de representantes da Vale. O local interditado fica entre os povoados de Mineirinho e Auzilândia e já foi alvo de outras manifestações. Segundo informações da Funai, o protesto foi concentrado exatamente no povoado Três Bocas.

O assistente técnico da executiva da Funai de Imperatriz, Cristóvão Marques, disse que uma equipe técnica foi ao local para fazer o levantamento da situação e apurar a pauta de reivindicações . “A informação que chegou à Executiva local foi a exigência da presença do Grupo de Trabalhos da Vale em parceria com a Funai, além de representantes do governo do Estado das secretarias de educação e saúde”, disse Cristóvão Marques.

Acordo - Em nota, a Vale informou que nenhuma das reivindicações é direcionada à empresa e que está em dia com todas as cláusulas do acordo de cooperação firmado com a Funai em 2007 para apoio à aquela comunidade.

A interdição põe em risco a circulação do trem de passageiros, principal meio de transporte em algumas cidades do interior do Maranhão e Pará, além do transporte de combustíveis naquela região.

A mineradora informa, ainda, que repudia quaisquer manifestações violentas que coloquem em risco seus empregados, suas operações e que firam o estado democrático de direito. Por conta disso, a Vale informa que está acionando todos os meios legais para responsabilizar os invasores.

 

(Fontes: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.712, Geral – pág. 05)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621