Há 70 anos a Vale começava a operar

02-06-2012 09:07

Em 1942, a Vale iniciou suas operações, com a produção de minério na cidade de Itabira, Minas Gerais. Hoje é a segunda maior mineradora do mundo e a maior empresa privada da América Latina. Com sede no Brasil e atuação em 38 países, a Vale emprega atualmente mais de 138 mil pessoas, entre profissionais próprios e terceirizados.

Maior produtora mundial de minério de ferro e a segunda maior produtora de níquel, a Vale produz ainda cobre, carvão, manganês, ferro-ligas, fertilizantes, cobalto e materiais do grupo da platina. Além disso, atua também no setor de Logística, Siderurgia, Energia e Fertilizantes.

A empresa está presente nos cinco continentes, de forma responsável e comprometida com o desenvolvimento sustentável. Hoje, existem acionistas distribuídos em todos os continentes e negociações com ações na bolsa de São Paulo, Nova York, Hong Kong, Paris e Madrid.

Todas as atividades da Vale são guiadas por uma política de transparência, respeito ao direito dos acionistas, proteção ao meio ambiente, desenvolvimento dos empregados e melhoria da qualidade de vida nas comunidades em que opera. A empresa acredita na inovação, como base do desenvolvimento, para criar a mineração do futuro.

Vale no Maranhão

No Maranhão, a Vale está presente com forte atuação na área de Logística, com a Estrada de Ferro Carajás e o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM). A Estrada de Ferro Carajás, (EFC) foi criada em 1985 no Brasil e conecta as minas de ferro de Carajás, no estado do Pará, ao Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no estado do Maranhão.

Pelos 892 km de extensão da EFC são transportados, principalmente, minério de ferro, ferro-gusa, manganês, cobre, combustíveis e carvão. A ferrovia possui mais de 10 mil vagões e 220 locomotivas. Pela EFC circula um trem com quatro locomotivas e 330 vagões, considerado o maior trem do mundo. A EFC também transporta pessoas. São levados, em média, 1.300 passageiros por dia em um percurso que passa por 25 localidades, entre povoados e municípios do Maranhão e do Pará.

Saiba Mais: Terminal Marítimo de Ponta da Madeira

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM) está em posição estratégica no Nordeste do Brasil, estado do Maranhão, próximo aos mercados norte-americano e europeu. Conectado à Estrada de Ferro Carajás, escoa principalmente a produção de minério de ferro. O TMPM é o segundo maior porto brasileiro em movimentação e foi considerado o melhor porto em eficiência operacional do Brasil, em 2009, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. As instalações do terminal podem acomodar simultaneamente até quatro navios. O píer I pode receber o maior graneleiro do mundo que tem capacidade de 420 mil toneladas de porte bruto. (Fonte: O Imparcial)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621