Hidrovia amazônica chega a 7 mi de toneladas de carga

06-07-2011 09:12

 

BRASÍLIA - A Hidrovia Solimões-Amazonas movimentou, em 2010, através da navegação interior interestadual, cerca de sete milhões de toneladas. De acordo com a Superintendência de Navegação Interior da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que divulgou ontem as estatísticas, as linhas que mais se destacaram foram Manaus-Belém, com 2.264.600 toneladas transportadas, e Porto Velho-Itacoatiara (AM), com 2.224.491 toneladas movimentadas. Apenas essas duas linhas foram responsáveis por 64% do total de cargas movimentado na navegação interior interestadual, utilizando a Hidrovia Solimões-Amazonas.

A soja foi o produto mais movimentado na Hidrovia Solimões-Amazonas, com 2.554.790 toneladas ou 36,52% do total. Depois aparecem o semirreboque baú, com 2.531.171 toneladas (36,19%), e milho, com 496.822 toneladas (7,10%).

Estrutura - Os principais rios que compõem a Hidrovia Solimões-Amazonas, com extensão utilizada para o transporte de navegação de cargas, são: Solimões (1620 km), Amazonas (1508 km), Negro (310 km), Branco (398 km), Purús (2449 km), Jari (110 km) e Trombetas (110 km). A Hidrovia Solimões-Amazonas insere-se no Amazonas, Pará e Amapá. No entanto, o estudo da Antaq encontrou a navegação estadual apenas no Amazonas e no Pará.

"A importância do transporte de cargas na Hidrovia Solimões-Amazonas vai além dos aspectos econômicos, pois muitas linhas são utilizadas intensamente para o abastecimento de municípios devido à pequena malha rodoviária da região", ressaltou o gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior da Antaq, Adalberto Tokarski.

A Hidrovia Solimões-Amazonas é a mais importante do país. Nela, ocorrem todos os tipos de navegação interior, entre eles a travessia, a longitudinal de cargas e passageiros/misto, cabotagem e longo curso. Em relação à tonelada por quilômetro útil (TKU), o tipo de navegação que mais utilizou a hidrovia foi a cabotagem (51,2%), seguida pelo longo curso (36,2%) e navegação interior (12,6%). (Fonte: O Estado do Maranhão)

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