I Encontro Empresarial do Maranhão discute parceria pelo desenvolvimento

17-06-2011 09:07

 

Foi aberto ontem à noite, no auditório do Rio Poty Hotel, I Encontro Empresarial do Maranhão, com a palestra magna “Liderança em tempo de mudança”, ministrada por Roberto Shinyashiki. O evento, que tem como tema “Parceria pelo Desenvolvimento”, visa discutir o

atual contexto de investimentos no estado e como o empresariado local pode ser inserido nesse processo. Também objetiva fortalecer as entidades empresariais, tendo sempre em vista a melhoria dos índices socioeconômicos.

O encontro, que deve reunir 600 participantes até hoje, é uma promoção conjunta das federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), de Associações Empresariais (Faem), das Indústrias (Fiema) e do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).

“O encontro é focado em três pontos: discutir os investimentos que estão se instalando no Maranhão, como o empresariado local pode ser inserido nesse processo de crescimento e de que forma as entidades representativas poderão contribuir para o desenvolvimento do estado”, resumiu o presidente da FCDL, Alberto Nogueira da Cruz.

Encontro - De acordo com o presidente da Fiema, Edílson Baldez, o encontro é uma grande oportunidade de a classe empresarial afinar o discurso, trocando informações entre os diferentes setores, definir prioridades e

atuar em conjunto na defesa de interesses dos setores representados. “Outra importante contribuição deste encontro será de conscientizar o empresário maranhense da importância da contínua capacitação empresarial, principalmente referente à melhoria dos sistemas de gestão, sem falar no estímulo ao associativismo como ferramenta de crescimento de seus negócios e representatividade nas discussões junto à classe política, algo que iremos fomentar no encontro", destacou Baldez.

Segundo o presidente em exercício da Fecomércio, Marcelino Ramos Araújo, não haveria momento mais oportuno para a realização desse primeiro encontro empresarial, tendo em vista que o estado vive um período de efervescência econômica e, nesse contexto de destacável crescimento, os empresários precisam estar juntos, discutindo sobre quais as melhores alternativas para alcançar um desenvolvimento sustentável e amplo para todos. “É esse o principal objetivo do evento, reunir a classe empresarial em torno de debates que servirão como base para seu planejamento estratégico”, ressaltou.

A expectativa do presidente da Faem, Júlio Noronha, é de que haja uma grande participação do público empresarial e também de outros segmentos da sociedade, e que o evento seja uma oportunidade efetiva de levantar questionamentos sobre os novos investimentos que estão chegando ao Maranhão e o papel do empresariado local nesse contexto.

Programação de hoje terá oito palestras

Hoje, segundo dia do encontro, serão realizadas oito palestras sobre temas distintos, de extrema importância para o empresariado maranhense. Para começar a programação, às 8h, o administrador de negócios com administração em marketing, Marcelo Castro, ministrará a palestra “O novo mundo dos negócios na era digital – oportunidades, desafios e ameaças”.

Em seguida, às 9h30, o deputado estadual Luciano Leitoa abordará sobre o projeto de Lei 89/11, que institui benefícios aplicáveis aos empreendimentos estabelecidos no estado do Maranhão e enquadrados no regime unificado de arrecadação de tributos e contribuições devidos pelos empreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Os investimentos da Vale e oportunidade de negócios para as empresas locais serão apresentados na palestra do gerente de Gestão e Fornecedores da mineradora, Leonardo Couto. Logo depois, a empresária franqueada de O Boticário, Glícia Gentil, ministrará a palestra “Empresas líderes em gestão de pessoas”.

A programação da manhã será encerrada com palestra do presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pelizzaro Júnior, que abordará o tema "O Empresário como Agente de Mudança”.

À tarde serão ministradas as seguintes palestras: “Inteligência empreendedora – uma evolução competitiva”, pelo fundador do Instituto de Coaching Aplicado (ICA), Alexandre Prates; “Novos cenários da economia maranhense”, pelo economista Pablo Rebouças; e “Liderança é física pura”, por José Inácio da Silva Pereira, o professor Pachecão.

I Encontro Empresarial do Maranhão será encerrado por volta de 20h30, com a entrega do mérito empresarial pelas entidades promotoras do evento.

Três eventos movimentam primeiro dia do encontro

Empresários do comércio e da indústria se reuniram desde a manhã em congressos e seminário para tratar de assuntos das categorias

Apesar de ter sido aberto oficialmente à noite, o I Encontro Empresarial do Maranhão teve atividades pela manhã e à tarde, com a realização do II Congresso Estadual do Comércio Lojista (FCDL), II Congresso Estadual de Associações Comerciais e Industriais (Faem) e I Seminário Estadual dos Sindicatos Patronais da Indústria e Comércio (Fiema/Fecomércio).

No auditório principal do Rio Poty Hotel, aconteceu o Seminário Estadual do Serviço de Proteção ao Crédito, promovido pela FCDL, que reuniu representantes dos 24 SPCs no estado. O evento foi aberto pelo presidente da FCDL, Alberto Nogueira da Cruz, que destacou a importância do encontro para atualização de informações e troca de experiências.

No decorrer do seminário, houve a realização de palestras ministradas pelo assessor da presidência da FCDL, Antonio Fróes, que falou sobre as atividades desenvolvidas pelo SPC; da gerente de Treinamento do SPC Brasil, Elaine Santos, que informou sobre as ferramentas do portal SPC Brasil; e da supervisora do SPC da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís, (CDL), Mary Lucy Torres Dias, que discorreu sobre faturamento e relatório.

Na sala ao lado, foi realizado o Seminário dos Sindicatos Patronais do Comércio, promovido pela Fecomércio para congregar as entidades filiadas à federação, possibilitar troca de experiências e fortalecer o sindicalismo maranhense, como parte das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).

O representante da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Luciano Dias, ministrou a palestra “Defesa de Interesses”, com o objetivo de tornar o empresário consciente do seu papel e sua importância na construção de estratégias de diálogo entre os associados da entidade de representação e destes com os demais atores sociais.

Indústria - Na sala 2, a Fiema promoveu o Seminário dos Sindicatos Patronais da Indústria, com o tema “Defesa de Interesses e Competitividade - O Papel das Empresas e das Entidades de Representação”. O evento objetivou de melhorar o ambiente de negócios, aproveitar as oportunidades e rebater as ameaças que possam afetar as empresas.

Dentro da programação do encontro, no período da tarde, a Faem realizou uma reunião específica com os dirigentes de Associações Comerciais, com o objetivo de avaliar os serviços prestados, as dificuldades atualmente enfrentadas e ponderar outros assuntos relativos à atividade diária das associações. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621