IBGE vai calcular o PIB portuário

11-06-2011 09:37

 

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) vai disponibilizar para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informações sobre a movimentação de cargas dos portos e terminais nos diferentes municípios brasileiros. As estatísticas servirão para o Instituto estimar o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios.

O IBGE, através da Coordenação de Contas Nacionais (Conac), reúne estatísticas diversas sobre produção, consumo, rendimentos, preços, comércio interno e externo e investimentos, formando uma base de dados macroeconômicos que é utilizada na análise do desempenho e da evolução da economia do país.

Além dos resultados anuais, o IBGE também elabora as contas nacionais trimestrais e coordena os projetos de cálculo das contas regionais e do PIB dos municípios.

Dados - A Agência vai fornecer ao Instituto as estatísticas sobre a carga embarcada, em toneladas, nos portos organizados e terminais de uso privativo (TUP), de 2008 em diante, por trimestre e cidade da instalação portuária. Portos e terminais da navegação interior também serão incluídos no levantamento.

"Atualmente, as estatísticas da Antaq já mostram a movimentação nos portos, por município, mas não fazem referência aos municípios de localização dos terminais de uso privativo, mencionando apenas o estado e o nome do terminal. Agora, essas informações serão disponibilizadas considerando-se também as cidades onde estão localizados os TUPs para atendermos a solicitação do IBGE", explicou o especialista da Gerência de Estudos e Desempenho da Agência, Herbert de Castro.

Mais

Os dados do PIB dos municípios contemplam os setores de agropecuária, indústria e serviços. As estatísticas geradas pela Antaq comporão o subsetor de serviços de transportes, que integra a atividade "Serviços". (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621