II Encontro de Negócios do PDF/Procem aproxima empresas fornecedoras de suas compradoras
O Instituto Euvaldo Lode (IEL), entidade ligada ao Sistema Fiema, realizou na última quarta-feira (27) o II Encontro de Negócios do Procem (Programa de Certificação de Empresas). O Procem é uma ação conjunta do Sistema Fiema e Secretaria estadual de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) dentro do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF).
O programa visa construir uma eficiente rede de fornecedores que possa atender com qualidade e quantidade de produtos e serviços as grandes empresas instaladas no estado. Para alcançar este objetivo, seis das maiores empresas do estado (Alumar, Cemar, Ceste, MPX Itaqui, Renosa e Vale) se uniram ao programa e se tornaram mantenedoras do Procem.
Para a empresária Nilma Wrezinski, diretora de consultoria ambiental Engeflora, o II Encontro de Negócios do Procem atingiu seu objetivo de aproximar as empresas fornecedoras e as grandes compradoras do estado. “Posso dizer que o Procem vem sendo bastante proveitoso para nossa empresa, que está buscando a certificação”, disse.
Na programação do encontro de negócios, representantes do IEL/SC, do Sebrae Nacional e do Comitê Gestor do Convênio Petrobras/Sebrae, para compartilharem suas experiências com o PDF em suas localidades.
Desde 1999, 105 empresas fornecedoras já participaram do Procem, 60 alcançaram a certificação e 10 estão em processo de recertificação. A certificação Procem é considerada um diferencial para as mirco e pequenas empresas por desenvolver diversas áreas da gestão da empresa.
Procompi estimula a competitividade de indústrias locais
Na última semana, foram assinados os acordos de resultados entre empresários dos ramos gráficas, cerâmicas vermelhas e de reparação automotiva do Estado que participam do Procompi, Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias. Esses convênios objetivam o desenvolvimento do parque gráfico na Capital maranhense, das indústrias de cerâmica vermelha – com a melhoria do processo de gestão empresarial e inovação tecnológica, e da gestão empresarial na indústria da reparação automotiva de São Luís.
As metas a serem alcançadas até julho e agosto de 2012 são ambiciosas. Para as gráficas, por exemplo, pretende-se informatizar 80% das 25 empresas envolvidas no projeto com implantação do software para levantamento de custos e aumentar o volume de vendas em 15%. Para as cerâmicas, alguns dos objetivos são reduzir o desperdício do produto acabado em 20% e aumentar a lucratividade em 7%. Já para o setor de reparação automotiva, a satisfação dos clientes deve alcançar a casa dos 50% e o faturamento deve subir em 15%. (Fonte: O Imparcial)