Inauguração do Shopping da Ilha faz aumentar oferta de empregos temporários

13-12-2011 10:16

Inauguração do Shopping da Ilha e das diversas lojas localizadas no empreendimento, incluindo duas de grandes redes faz aumentar a oferta de empregos temporários em São Luís. Estes profissionais precisam mostrar serviço, pois 30% poderá ser efetivado

O Número de empregados temporários no comércio de São Luís deve aumentar neste fim de ano. A expectativa é de que 2 mil pessoas sejam contratadas, o que significa cerca de 33,33% a mais que em 2010, quando o comércio contratou 1.500 temporários.
No entanto, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) estima que o número de efetivados deva ficar na mesma faixa do ano passado, cerca de 30%. O número dos contratados temporariamente aumentou porque foram inauguradas duas grandes redes de lojas em São Luís e ainda será inaugurado o Shopping da Ilha, informa Socorro Noronha, presidente da CDL. Mas as efetivações ocorrem só depois de janeiro, com o comércio voltando ao normal 2019, e preferimos acreditar que as lojas mantenham o mesmo percentual, diz Noronha.
Com o aumento das vendas de natal e ano novo, temporários começam a ser contratados na segunda quinzena de outubro, principalmente por lojas de médio e grande porte, que oferecem treinamento de vendas para as novas equipes.
Apesar de não terem a carteira de trabalho assinada pelo empregador, os temporários têm garantidos os mesmos direitos que os celetistas (empregados que trabalham com registro na carteira e amparados pela CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas). Os temporários têm direito a receber inclusive seguro contra acidentes, férias proporcionais e 13º, informa a presidente do CDL.
Quadro.
Veja quais são os direitos do empregado temporário
Instrução Normativa nº 09, Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) de 8 de novembro de 1991, que dispõe sobre a fiscalização do trabalho temporário:
CArt. 2º - São direitos do trabalhador temporário:
I- remuneração equivalente à percebida pelos empregados da mesma categoria da empresa tomadora ou cliente, calculadas à base horária, garantida, em qualquer hipótese, a percepção do salário mínimo;
II - jornada máxima de oito horas diárias e 44 horas semanais, salvo nas atividades para as quais a lei estabeleça jornada menor, remuneradas as horas extras, não excedentes de duas, com o acréscimo mínimo de 50% (cinqüenta por cento);
III - repouso semanal remunerado;
IV - adicional por trabalho noturno;
V- seguro contra acidente do trabalho;
VI - vale-transporte;
VII - férias proporcionais, no caso de despedida sem justa causa ou término normal do contrato, no valor de 1/12 (um doze avos) de 30 (trinta) dias do último salário percebido, acrescido do terço constitucional;
VIII - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, como previsto na Lei nº 8.036/90, artigo 20, IX, em substituição à indenização de 1/12 (um doze avos) do pagamento recebido, estabelecida no artigo 12, letra f, da Lei nº 6.019/74;
IX - gratificação de Natal (décimo terceiro salário) correspondente a 1/12 (um doze avos) da última remuneração, por mês trabalhado, ou fração igual ou superior a 15 (quinze) dias, como previsto na Constituição, art. 7º e respectivo item VIII.

Quadro
Dicas sobre um bom currículo
Quer aproveitar estas vagas temporárias? Veja abaixo quais são os maiores mitos sobre Curriculum Vitae

Todos os amigos sempre têm sugestões e conselhos quando se trata de elaborar um Curriculum Vitae. Mas saiba distinguir os bons dos maus conselhos, e desvende aqui alguns dos maiores mitos sobre o CV.
Um bom Curriculum Vitae deve ser extenso
Falso! Um bom Curriculum Vitae deve ser sucinto e objetivo. Destaque apenas o que é verdadeiramente importante e esqueça os dados superficiais. Acha mesmo que é importante saber onde fez a escola primária? Ou que foi representante de sala na escola secundária?
Um Curriculum Vitae escrito a mão valoriza o candidato
Errado. O seu Curriculum ficará mais legível e mais bem organizado em mídia eletrônica.
O marketing pessoal é fundamental
Claro que é fundamental saber fazer marketing pessoal e criar expectativas no eventual empregador. Mas deve-se ter muito cuidado na forma como expõe as suas qualidades: não exagere e, obviamente, não minta. Será muito prejudicial se vender o "produto" muito acima do seu valor real.
Originalidade é a palavra chave
Nem sempre! Apenas nas áreas criativas (como a publicidade ou o design) é valorizada uma imagem mais arrojada ou um formato diferente. Para os restantes casos, a sobriedade e a simplicidade são requisitos fundamentais.
Enviar por correio tradicional ou entregar "em mãos" é o meio mais seguro
Absolutamente falso! Hoje em dia, a maior parte das empresas já prefere receber por meio eletrônico, já que é um método seguro para receber e organizá-los.
Um Curriculum Vitae completo deve incluir comprovantes das experiências citadas
Pelo contrário! Não existem motivos para duvidar dos elementos que constam no seu currículo. Tal como normalmente não envia um comprovante de endereço, evite anexar certificados, diplomas ou cartas de referência ao curriculum, a não ser que seja expressamente solicitado.
Quadro 2
Aprenda como se dar bem em uma entrevista
Entregou o Curriculum Vitae e foi chamado para a entrevista? Conheça quais são as perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego e acredite o emprego já é seu.
1. Fale sobre si.
Esta pergunta é quase obrigatória em uma entrevista de emprego e deverá ser muito bem praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.
2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo?
Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas.
3. O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa?
Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional. Naturalmente, para responder a esta pergunta, é preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.
4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.
5. O que procura num emprego?
As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.
6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
Um "não" a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido, demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.
7. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.
Esta é sempre das perguntas mais complicadas mas o que se espera é que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.
8. O que você faz no seu tempo livre?
Seja sincero, mas sobretudo lembre-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.
9. Quais são as suas maiores qualidades?
Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.
10. E pontos negativos/defeitos?
Naturalmente que a resposta não poderá ser muito negativa, pois serão poucas as hipóteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários.
Assim, o truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade mas agravando-o de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito auto-crítico, persistente demais, etc.
11. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?
Não se queixe e, em caso algum, critique a empresa e respectivos colaboradores. Diga sempre alguma coisa positiva, ou o ambiente de trabalho ou o produto/serviço da empresa. Se começar a apontar defeitos ao seu emprego anterior correrá o risco de o entrevistador achar que o mesmo pode acontecer no futuro relativamente aquela empresa.
12. Até hoje, quais foram às experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?
Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.
Leu tudo com atenção? Então Boa sorte! (Fonte: O Imparcial)

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