Indústria de bebidas reúne-se para criar sindicato do setor no Maranhão

17-03-2011 14:46

 

Altamente representativa para a economia, a indústria de bebidas está se associando sob a forma de sindicato. O setor, que reúne empresas como Renosa (Coca-Cola), Refrinor (Psiu), Lençóis Maranhense, Mar Doce, River, AmBev, Schincariol, Indaiá e São Braz, realizou sua reunião inicial na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). As seis primeiras participaram da reunião do que será o Sindicato das Indústrias de Bebidas do Maranhão (Sindbebidas).

As empresas que comporão o Sindbebidas já deram início ao processo de filiação à Fiema para, assim, ter a chancela da Fiema na defesa dos interesses da indústria, além dos serviços em educação, saúde, esporte, cultura, lazer e responsabilidade social do Sesi, educação profissional e assessoria técnica e tecnológica do Senai e capacitação empresarial e estágio do IEL.

Para o diretor da indústria de água mineral Lençóis Maranhense, Fabrizio Duailibe, as empresas unidas têm mais força. “Uma coisa é uma empresa fazer uma reivindicação junto ao poder público, um sindicato já é ouvido com mais atenção, e quando contamos com a interlocução de uma federação como a Fiema é melhor ainda”, ressalta.

“A Fiema tem o Programa de Desenvolvimento Associativo [PDA] especialmente para apoiar os sindicatos já existentes com assessoria, consultoria e representação e incentivar o associativismo”, explicou o superintendente corporativo do Sistema Fiema, Marco Antonio Moura da Silva, que apresentou os serviços que Fiema, Sesi, Senai e IEL podem oferecer às empresas do sindicato.

Durante a reunião das indústrias de bebidas, o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios, Alexandre Ataíde, deu um testemunho de como a organização do sindicato do setor foi benéfica para empresas que o compõem. Ataíde citou os exemplos da redução de carga tributária e o programa de melhoria da qualidade dos produtos lácteos, desenvolvido em parceria com o Senai.

 

(Fonte: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.747, Economia - pág. 08)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621