Indústria maranhense mantém a confiança na economia, diz estudo

28-12-2011 14:51

Índice de Confiança do Empresário Industrial do é de 65,2 pontos percentuais este mês

Melhoria nas condições das indústrias e avanço das condições da economia brasileira e do estado do Maranhão fizeram os executivos maranhenses, segundo eles mesmos, permanecerem confiantes em dezembro. O índice que mediu a confiança dos empresários este mês evoluiu 1,7 ponto frente a novembro.

Os 65,2 pontos demonstram confiança do empresário, mas em um patamar menor do que o verificado no mesmo mês de 2010 (70,7 pontos). Os números contam no estudo Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA).

No Brasil, o grau de confiança (ICEI-BR) medido em dezembro foi de 54,8 pontos e no Nordeste de 59,6 pontos. O ICEI da Região Nordeste manteve-se próximo dos 60,0 pontos nos últimos dois meses. Do mesmo modo, variou pouco o índice de confiança nas médias e grandes empresas maranhenses, marcando 64,7 pontos em dezembro. Por outro lado, houve maior crescimento da confiança entre as empresas de pequeno porte durante o período (+6,5 pontos).

Melhora - A construção civil apontou melhorias este mês nas condições da economia brasileira (53,8 pontos) e do estado (50,4 pontos), saindo de uma avaliação ruim em novembro (índices abaixo de 50 pontos indicam piora).

O índice das condições gerais das empresas maranhenses da construção civil medido em dezembro de 57,5 pontos, demonstrou melhorias alcançadas pelas mesmas e em grau superior às obtidas pelo setor em nível Brasil (51,5 pontos).

As expectativas para os próximos seis meses são de confiança, seja na Construção Civil (73,2 pontos) ou na Indústria de Extração e Transformação (68,4 pontos). (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621