Indústria cresceu no MA em julho

01-09-2011 10:30

Estudo da Fiema mostrou que produção das indústrias maranhenses subiu 5,66%. A pesquisa também mostrou que empresas industriais grandes e médias absorveram mais mão de obra que as pequenas.

A produção das indústrias extrativistas e de transformação maranhenses apresentou leve crescimento no mês de julho. O índice subiu 5,66%. Isso quer dizer que o indicador subiu 2,9 pontos em relação ao mês de junho, alcançando um resultado de 24,1 pontos. As informações são da sondagem industrial divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

Trinta e três indústrias maranhenses foram pesquisadas em julho. Elas são dos setores de alimentos, bebidas, têxteis, vestuário, couros, química, limpeza e perfumaria, borracha, minerais não metálicos, produtos de metal, equipamentos de transporte, móveis e indústrias diversas.

De acordo com a pesquisa, a evolução é resultado do aumento da utilização da capacidade instalada das indústrias, principalmente, as médias e grandes, que acresceram mais de 18% em julho comparado ao ano anterior. Porém, assim como ocorre na indústria nacional, o uso efetivo da capacidade instalada continua abaixo do usual, registrando 46,6 pontos.

Além do volume de produção, a sondagem também registrou aumento na absorção de mão de obra pelas médias e grandes indústrias maranhenses (55,0 pontos), enquanto que, nas pequenas, diminuiu (47,8 pontos) o número de empregados.

“As expectativas para os próximos seis meses mostram as pequenas indústrias mais otimistas”, afirma o superintendente corporativo do Sistema Fiema e superintendente regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Antônio Moura.

A avaliação positiva deve-se à superação, nas médias e grandes indústrias, na projeção de compra da matéria-prima (62,5 pontos) e na contratação de empregados (54,5 pontos).

O estoque de produtos finais na indústria maranhense ficou igual ao planejado. Já na brasileira, subiu. (Fonte: O Imparcial)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621