Indústria de petróleo e gás favorece negócios no MA

16-03-2011 14:48

 

Com investimentos de R$ 378 bilhões no país, crescimento de 84% nos últimos quatro anos, a indústria de petróleo e gás não somente tem se expandido como também tem favorecido o surgimento de diversos negócios para micro e pequenas empresas. Neste contexto, a economia do Maranhão já começa a se beneficiar com os projetos em andamento no estado, como a Refinaria Premium I e a busca por petróleo e gás em bacias terrestres e marítimas. As oportunidades foram apresentadas ontem, durante seminário de lançamento do Projeto Adensamento da Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia do Território de Influência da Refinaria Premium I.

Participaram do evento, promovido pelo Sebrae, no auditório do órgão, em parceria com a Petrobras, representantes de micro e pequenas empresas de diversos segmentos, com atuação no estado, potenciais fornecedoras da cadeia de petróleo, gás natural e energia no Maranhão e no restante do país.

“O objetivo é promover a inserção dos micro e pequenos negócios na cadeia produtiva de petróleo, gás natural e energia que começa a se desenvolver no estado, difundindo a cultura da cooperação e estimulando a formação de redes de fornecedores para prestar serviços e/ou firmar parcerias”, destacou o coordenador estadual do projeto pelo Sebrae, Luís Genésio Portella.

De acordo com o consultor do Sebrae do Rio de Janeiro, Glauco Nader, que proferiu palestra sobre a Cadeia do Petróleo, Gás e Energia, somente a Petrobras no período 2010/2014 deve investir US$ 224 bilhões no setor, sendo um dos principais projetos a Refinaria Premium I que está sendo instalada em Bacabeira, com capacidade para produzir 600 mil barris/dia. A planta sozinha será responsável por um terço de todo o refino de petróleo no país.

Segundo ele, o projeto da refinaria irá demandar inúmeras oportunidades de negócios para as empresas locais, especialmente às micro e pequenas, no fornecimento de bens e serviços, tais como hospedagem, vigilância, pintura industrial, transporte, alimentação, material de escritório, material de limpeza, além de equipamentos. “A refinaria, com certeza, vai necessitar de fornecedores qualificados”, observou Glauco Nader.

Além do refino, os investimentos das grandes empresas também despontam para a exploração de petróleo e gás no estado, a exemplo da própria Petrobras, que detém blocos em bacias marítimas e terrestres e da OGX, do empresário Eike Batista, que já encontrou reservas de gás natural nos municípios de Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes. “Essas empresas precisarão de fornecedores e as empresas locais poderão participar deste processo”, frisou o consultor do Sebrae.

Caminho - Para o diretor técnico do Sebrae, José de Ribamar Morais, esse trabalho conjunto com a Petrobras é o caminho viável para que os pequenos negócios sejam beneficiados com as oportunidades proporcionadas pela cadeia de petróleo e gás no estado.

Durante o seminário, o consultor do Sebrae Nacional, Thiago Lemos, ministrou palestra sobre Cultura da Cooperação e Formação da Rede Petro e também houve apresentação do caso de sucesso do empresário Luciano Weber, que fornece bens e serviços à Petrobras nos estados do Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

 

(Fonte: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.746, Economia - pág. 06)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621