Indústria de Talentos atrai mais de 2 mil estudantes

08-08-2012 08:44

Mais de 2 mil estudantes dos ensinos médio, profissionalizantes e superior participaram ontem do Encontro Indústria de Talentos. A ação é uma iniciativa do Sistema Fiema, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com parceria do governo estadual, de 15 empresas e instituições e está sendo realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. A expectativa é de que outros 3,5 mil estudantes das redes pública e privada participem da ação hoje.

Na abertura do Encontro Indústria de Talentos, os jovens participaram da 1ª Feira de Profissões para a Indústria, na qual conheceram a oferta de cursos de nível superior e técnico de cinco instituições de ensino; as demandas atual e futura por profissionais de cinco indústrias maranhenses; as linhas de financiamento para crédito estudantil; o programa de formação de mão de obra Maranhão Profissional; fizeram testes vocacionais e participaram de palestras sobre temas como educação financeira.

A estudante do ensino médio Flávia Mariana Santos, 18, aluna do 3º ano do Centro Educacional Anjo da Guarda, afirmou que o encontro foi um momento para reunir informações antes de tomar a decisão sobre a futura vida profissional. "Sonho em fazer o curso de Direito e as informações que recebi aqui vão me ajudar a ser ainda mais firme na decisão", destacou.

Outra estudante, Ana Helena Souza, 16, que cursa o 1º ano do ensino médio, disse que está começando a pensar no que fazer. "Nunca tinha participado de um evento como este. Fiz o teste vocacional e conheci muitas profissões aqui, algumas até que eu nem sabia que existiam. Ainda tenho algum tempo para escolher, mas tudo o que vi aqui, com certeza, influenciará na minha decisão", afirmou.

Segundo o superintendente da Fiema e do IEL, Marco Antonio Moura, a realização do Encontro Indústria de Talentos contribui para o fortalecimento da indústria, ao promover a educação profissional focada nas necessidades atuais e futuras do mercado. "Com a iniciativa, queremos contribuir para tentar diminuir o déficit de mão de obra qualificada que há no estado hoje", ressaltou Moura.

Estandes - Os dois estandes que mais chamaram a atenção foram o do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o de testes vocacionais, montado pelo IEL. O primeiro usou um simulador virtual de operação de tratores e máquinas empilhadeiras, que funciona como um vídeogame e o segundo pela possibilidade de orientação para os estudantes que precisam decidir cedo a sua carreira profissional.

O Senai também levou uma exposição dos cursos que oferece e montou um segundo estande com os alunos que participarão da Olimpíada do Conhecimento, competição nacional que testa a capacidade dos estudantes dos cursos profissionais que a entidade oferece como panificação, programação, eletromecânica, eletroeletrônica e construção civil.

Os estandes das cinco indústrias que aderiram ao Encontro Indústria de Talentos também foram procurados pelos estudantes por causa das informações sobre demandas por profissionais e os programas de seleção e treinamento que elas oferecem.

Para a coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento Humano da Renosa, Tatiane Cristina Zaccaro, o evento serviu para mostrar programas de formação continuada que a empresa disponibiliza para os jovens que estão entrando no mercado de trabalho. "Estamos mostrando o programa Jovens Talentos, que é uma iniciativa para preparar os novos profissionais que contratamos em relação a pequenos detalhes como comportamento organizacional e comunicação", explicou.

Da programação, também constam cinco palestras que tratam das ofertas de cursos de preparação e mão de obra oferecidos pelo Governo do Estado e por universidades públicas e privadas, bem como sobre educação financeira para jovens. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621