Indústria de Talentos leva 2 mil estudantes ao Centro de Convenções em São Luís

10-08-2012 08:36

Mais de 2 mil estudantes do ensino médio, profissionalizantes e superior participaram esta semana do Encontro Indústria de Talentos. A ação é uma iniciativa do Sistema Fiema, por meio do Instituto Euvaldo Lodi, contou com parceria do governo estadual, de outras 15 empresas e instituições e está acontecendo no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Na abertura do Encontro indústria de Talentos, os jovens participaram da 1ª Feira de Profissões para a Indústria, onde eles conheceram a oferta de cursos de nível superior e técnico de cinco instituições de ensino, a demanda atual e futura por profissionais de cinco indústrias maranhenses, conhecer linhas de financiamento para crédito estudantil, fazer testes vocacionais e participar de palestras sobre temas como educação financeira e o programa de formação de mão de obra Maranhão Profissional.

A estudante do ensino médio, Flávia Mariana Santos, 18, aluna do 3º ano do ensino médio do Centro Educacional Anjo da Guarda, foi uma das estudantes que esteve na ação. Para ela, o Encontro Indústria de Talentos foi um momento para reunir informações antes de tomar a decisão sobre a futura vida profissional. "Sonho em fazer o curso de Direito e as informações que recebi aqui vão me ajudar a ser ainda mais firme na decisão", comentou.

Segundo o superintendente da Fiema e do IEL, Marco Antonio Moura, a implementação do Encontro Indústria de Talentos contribui para o fortalecimento da indústria, ao promover a educação profissional focada nas necessidades atuais e futuras do mercado. "Com esta iniciativa, queremos contribuir para tentar diminuir o déficit de mão de obra qualificada que há no estado hoje", disse Moura.

Na programação também contavam cinco palestras que trataram das ofertas de cursos de preparação e mão de obra oferecidos pelo governo do estado e por universidades públicas e privadas, bem como sobre educação financeira para jovens. Também foi feita a apresentação do case de sucesso da Cemar como parte do 6º Encontro Maranhense de Estágio; a continuação da 1ª Feira de Profissões para a Indústria e palestras das empresas industriais que aderiram ao evento - Vale, Alumar, MPX, Cemar e Renosa.

(Fonte: Jornal Pequeno)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621