Investimentos são tema de reunião com diretor da CNI no Maranhão

02-11-2011 12:29

Secretário Maurício Macedo detalhou a Rafael Lucchesi os empreendimentos que estão sendo implantados no Maranhão e seu efeito econômico

O secretário de Estado do Desenvolvimento, indústria e Comércio, Mauricio Macedo, apresentou ao diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, o cenário dos investimentos que estão em implantação no Maranhão. A apresentação ocorreu na manhã de ontem, durante reunião na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

O diretor da CNI veio a São Luís esta semana para identificar, com a Fiema, as demandas do Maranhão referentes à educação básica e profissional. Entre os presentes na reunião, estavam o presidente da Fiema, Edílson Baldez, e o superintendente regional do IEL e superintendente corporativo do Sistema Fiema, Marco Moura.

Macedo iniciou a apresentação falando das vantagens competitivas do estado, como localização estratégica, logística de escoamento de produtos e também dos setores produtivo como soja, cana-de-açúcar, florestas plantadas. Destacou o portfólio de investimentos, atualmente estimado em R$ 100 bilhões, com previsão de geração de mais de 200 mil empregos diretos.

“Este é o cenário do que está acontecendo hoje no estado, fruto do esforço em promover o desenvolvimento de forma sustentável. Precisamos crescer, não mais vegetativamente, mas dar saltos, e uma das formas é trabalhar e ir atrás dos investidores”, disse Macedo, ressaltando o empenho e o esforço da governadora Roseana Sarney, que tem dado o suporte necessário aos investimentos em implantação no estado.

Maranhão Profissional - Depois de informar sobre os empreendimentos, o secretário falou ainda do Programa Maranhão Profissional, que visa formar mão de obra para atender à demanda de empregos. Balanço do programa, divulgado na primeira quinzena de outubro, revela que cerca de 78 mil alunos estão matriculados em 687 cursos profissionalizantes, contabilizando uma carga horária de 661.648 horas/aulas.

Ao final da explanação, o diretor da CNI, Rafael Lucchesi, elogiou o trabalho desenvolvido para atrair investimentos e criar um programa de qualificação profissional para atender à demanda e disse que o Maranhão está com sua agenda de desenvolvimento bem construída.

“Estamos muito atentos à larga expansão que vem ocorrendo no Maranhão e o Senai nacional apoiará ainda mais no que precisa ser feito”, garantiu Lucchesi. O Senai, segundo Lucchesi, é uma das grandes instituições de ensino profissionalizante do país e planeja ampliar os investimentos em educação profissional no Maranhão. “Sabemos que estão acontecendo grandes investimentos em alguns estados do Nordeste e o Maranhão é um deles”, destacou. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621