Coluna Estado Econômico: Investimentos; Distrito Industrial de Balsas; Energia

22-01-2012 10:08

 

Investimentos atraem grandes empresas para o Maranhão

O cenário promissor de desenvolvimento econômico e social do Maranhão está atraindo grandes empresas para o estado. E para participar deste momento privilegiado do estado em relação a outras unidades da Federação, a maior empresa de projetos e gerenciamentos do Norte e Nordeste - Progen - se instalou em São Luís, onde já está atuando como parceira de grandes empresas como Vale, Emap, Suzano Papel e Celulose, além do Governo do Estado. "O Maranhão está vivendo uma situação ímpar pelo crescimento de sua economia em ritmo acelerado, com uma carteira de investimentos públicos e privados muito grande para os próximos cinco anos", avalia Antonio Carlos Jurno (foto), gerente de Projetos da Progen, que comanda uma equipe de 95 funcionários, 80% deles maranhenses. Segundo Jurno, a Progen está investindo também na qualificação profissional e atualmente oferece cursos gratuitos de desenho técnico e autocad. Além de São Luís - sede da empresa para o Norte e Nordeste -, a Progen tem mais de 2.500 funcionários atuando em Belo Horizonte, São Paulo, Vitória, Salvador, Carajás (PA), Natal, Ourilândia do Norte (PA) e Neuquém (Argentina), Omã, Malásia e Índia. Fundada em São Paulo, a Progen atua nas áreas de mineração, metalurgia, siderurgia e fertilizantes, química e petroquímica, infraestrutura e energia, gerenciamento de implantação de construções, indústrias e projetos portuários.

 

Iniciadas obras de distrito agroindustrial

O Distrito Agroindustrial de Balsas já está com obras em andamento. Quinta-feira passada, o secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo (foto), esteve no local para acompanhar o início dos serviços de terraplenagem e pavimentação em uma área de 50 hectares, divididos em 37 lotes. A obra, orçada em R$ 2,9 milhões, prevê serviços de infraestrutura básica de pavimentação asfáltica de ruas e avenidas, além de implantação das redes de abastecimento de água e energia elétrica. Os serviços serão realizados por etapas. Localizado às margens da BR-230, a 10 km da sede de Balsas, o Distrito Agroindustrial tem uma área total de 150 hectares. Ao lado do terreno adquirido pela Sedinc, encontra-se uma das maiores empresas da agroindústria no município, a Notaro Alimentos, que no momento constrói um complexo avícola composto de granja, abatedouro e fábrica de ração a partir da soja.

 

 

As empresas que se inscreveram no Leilão de Energia A-3/2012, que será realizado em março deste ano, têm até às 17h de amanhã para entregar à Empresa de Pesquisa Energética (EPE) os seguintes documentos: Licença Prévia (LP), Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica (DRDH) e Parecer de Acesso. O Maranhão terá 26 projetos no leilão, sendo 24 de fonte eólica e dois de gás natural, que junto somam 1.89 MW. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621