Investimentos oportunizam mais empreendedorismo

24-07-2011 11:47

 

O bom momento vivido pelas economias de Bacabeira e Rosário, como reflexo dos investimentos no estado, tem motivado o empreendedorismo na região, em diversas áreas do setor de comércio e serviços, tais como pousadas e hotéis, restaurantes, panificadoras, representação comercial, lava-jatos, entre outras atividades.

O empresário Joel Aquino tem motivos para comemorar. O restaurante Serv-Bem, de sua propriedade, que começou há 12 anos como lanchonete em Bacabeira, triplicou o movimento. A estrutura atual do empreendimento, com capacidade para mais de 120 pessoas, segundo ele mesmo admite, já está pequena para atender à demanda de clientes, entre eles o consórcio GSF, responsável pela obra de terraplanagem da refinaria.

"Quando montei o restaurante, a estrutura era grande para a realidade de Bacabeira. Depois, quando surgiu a informação de que a refinaria de petróleo viria para cá, ampliei o restaurante à espera do aumento do número de pessoas que teria na cidade. Mas confesso que não esperava que o momento cresceria tanto como agora", revelou o empresário.

Além do espaço físico, o número de funcionários do restaurante também aumentou, para 22 pessoas, divididas em dois turnos. A dificuldade, no momento, de acordo com o empresário, é encontrar fornecedores para abastecer o restaurante. Os produtos geralmente são comprados em São Luís.

Em Rosário, município vizinho à Bacabeira, a situação não é diferente. As pousadas e hotéis da cidade vivem sempre lotados, a maioria alugada para as empreiteiras. Os lava-jatos estão com bastante demanda. O setor imobiliário é outro que cresce. Entre 2010 e este ano, já foram construídas pelo menos 300 quitinetes.

Surgem também pequenos negócios, como uma panificadora aberta pelo empresário Luis Orlando Aquino, construída há seis meses na praça da igreja matriz de Rosário. "Rosário é passagem de turistas que vão à cidade de Barreirinhas. Então, já há um certo movimento por aqui desse fluxo", observou o empresário. "Confesso que investi nesta padaria, sim, pensando no momento ocasionado pela construção da refinaria de petróleo no município aqui ao lado. E o movimento vai muito bem. Acredito que este empreendimento será bom para todo mundo, tanto para a geração de emprego como para o comércio da região", disse Luís Orlando.

A representante comercial Antônia Pinho, que trabalha com a linha geral de produtos para conveniências e supermercados, mudou-se para Rosário há pouco mais de um ano. Natural do Piauí, a representante trabalhou em Bacabal e Caxias. "Vim para Rosário pela possibilidade de crescimento do mercado da região por causa da refinaria de petróleo. Na época, havia muita especulação, mas hoje muita coisa mudou", contou. Ela não esconde o entusiasmo com as vendas no comércio no município. "Antes, eu atendia de Santa Rita à Rosário. Hoje, consigo o dobro de vendas sem sair de Rosário", comemorou.

Natural de Rosário, Janio Araújo também está muito entusiasmado com o bom momento da economia de sua cidade. Ele conta que começou a trabalhar há quatro anos como cobrador de uma loja, ganhando apenas R$ 150 por mês. Atualmente, ele é representante comercial e diz que agora, os tempos em Rosário são outros. "Quase todos os meus amigos hoje estão trabalhando de alguma forma, seja na obra da refinaria, diretamente ou não. Acredito que esta obra gera muito emprego, mas a quantidade de empregos indiretos é bem maior", avaliou. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621