Itaqui registra recorde em abril

12-05-2011 10:04

 

O Porto do Itaqui registrou recorde de movimentação mensal em abril de 2011. Somente os berços públicos - do 101 ao 104 e 106 - administrados pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) - somaram uma movimentação de 944 mil toneladas (t). "Essa é a segunda maior movimentação de cargas registrada no porto maranhense desde 2001, quando foi criada a Emap. A primeira foi em 2007, quando o porto movimentou 950 mil/t", contabiliza Rafael Souza de Vasconcelos, responsável pelo gerenciamento das Operações na área primária.

Para o gestor, os números são resultado do planejamento das atracações dos navios, o que oportunizou melhores índices de produtividade, agilidade nas cargas e descargas de mercadorias e maior rotatividade das embarcações nos berços.

"Como autoridade portuária, a Emap estabeleceu normas junto aos operadores portuários e clientes do Itaqui a fim de otimizar os tempos das operações nos berços, e está dando certo", afirma Rafael, frisando o esforço dos operadores em cumprir os acordos realizados com a empresa portuária para garantir mais operações em menos tempo.

O Itaqui se destaca também na movimentação do primeiro quadrimestre do ano. De janeiro a abril, as estatísticas apontam um salto de 3,7 milhões/t para 4,1 milhões/t de cargas, 10% a mais que o movimentado no mesmo período do passado. O aumento deveu-se, principalmente, ao crescimento de operações com fertilizantes (132,5%), soja (34%), ferro-gusa (55%), arroz (24%), assim como pela incorporação de novas cargas, como cimento, carvão, clínquer (substância utilizada na fabricação de cimento), antracita, bentonita e malte (insumo para cervejaria).

Indústrias - As novas cargas operadas em 2011 no Itaqui referem-se, especialmente, aos insumos para indústrias como MPX, Vale e Schincariol. "Destacamos também o crescimento das operações com ferro-gusa no berço 105, o que demonstra uma recuperação dos negócios com o minério, que sofreu uma queda considerável no ano passado com a crise econômica", comenta o gestor. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621