Lançado programa de capacitação para fábrica da Suzano

15-04-2011 08:44

 

A Região Tocantina receberá investimentos da ordem de R$ 10 milhões em capacitação profissional voltada para construção civil e montagem industrial. É o que prediz o acordo assinado, na manhã de ontem, em Imperatriz, pelo secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva (representando a governadora Roseana Sarney), o presidente do Grupo Suzano, Antônio Maciel Neto, e representantes de outras entidades apoiadoras do Programa de Capacitação de Pessoas – Capacitar.

O programa vai preparar mão-de-obra local para que ela tenha acesso às oportunidades de emprego criadas pela construção da fábrica. A iniciativa é uma parceria firmada entre o Governo do Estado, Suzano Papel e Celulose, Prefeitura de Imperatriz, Sindicatos dos Trabalhadores da Construção Civil e das Indústrias da Construção Civil da Região Tocantina, Senai, Sine, Fiema, Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, além de empresas da região e fornecedores da Suzano.

O programa Capacitar prevê 5.640 vagas para qualificação e certificação em 17 cursos, entre eles, pedreiro, armador de ferragens, instalador hidrosanitário, montador de andaime, caldeireiro, encanador industrial, soldador de estrutura metálica, mecânico e outros, totalizando cerca de 1 milhão de horas de capacitação em cinco municípios: Açailândia, Governador Edison Lobão, João Lisboa, Porto Franco e a própria Imperatriz.

Os requisitos para participar nos cursos são: ser maior de 18 anos, independentemente do sexo, e escolaridade entre Ensino Fundamental e Médio, dependendo da modalidade. O objetivo do programa é promover a formação e a qualificação de pessoas de Imperatriz e região, favorecendo o aumento de empregabilidade e inclusão destes profissionais no mercado de trabalho para atender às demandas locais.

Obras - As obras da construção da fábrica da Suzano em Imperatriz foram adiantadas em seis meses, com previsão de início já no mês de junho. “O processo de instalação, incluindo as liberações ambientais e legais, foi tão eficiente que resolvemos adiantar o início das obras”, explicou o presidente do grupo, Antônio Maciel Neto.

As atividades efetivas do empreendimento deverão começar em 2013, com capacidade de produzir até 1,3 milhão de toneladas de celulose ao ano. Toda a produção de Imperatriz tem como destino a exportação, que será feita pelo terminal portuário do Itaqui. O investimento total na instalação do projeto é de R$ 4 bilhões.

Oportunidades - O secretário Maurício Macedo declarou que o governo está buscando criar oportunidades de trabalho para a juventude. “O governo prepara para os próximos dias o lançamento do maior programa de qualificação de jovens em todos os tempos no Maranhão. Assim, estamos contribuindo para melhorar a vida das pessoas, com mais emprego e renda”, declarou o secretário.

Participaram da solenidade de assinatura do acordo para qualificação o prefeito Sebastião Madeira, o presidente da Fiema, Edílson Baldez; o secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo; o secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, entre outras autoridades.

A Secretaria de Trabalho faz parte da logística de seleção e recrutamento de trabalhadores interessados em fazer os cursos, através do Sine de Imperatriz. “Oferecemos a estrutura do Sine mais o nosso banco de dados, para fazer a logística de encaminhamento de candidatos para os cursos e após a conclusão do programa, teremos um banco de currículos muito mais qualificado”, enfatizou Heluy.

Secretário destaca o bom momento do Maranhão

Representando a governadora Roseana Sarney, o secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, destacou durante o lançamento do programa o momento econômico positivo que o Maranhão está vivendo. “O Governo do Estado é parceiro dessas iniciativas e o Maranhão já experimenta os benefícios vindos da confiança resgatada pelo governo, atraindo grandes empreendimentos. É o crescimento tomando forma, transformando a cidade. A fábrica de papel e celulose não é mais futuro em Imperatriz, agora é realidade”, declarou.

Ele também parabenizou Imperatriz por receber o empreendimento da Suzano. O secretário lembrou que a fábrica só foi instalada em Imperatriz graças ao empenho da governadora Roseana que, após assumir o mandato, passou a trabalhar e a discutir com a diretoria da empresa a viabilização da instalação da fábrica em Imperatriz.

O fato também foi lembrado na solenidade pelo prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira. “Reconheço publicamente o esforço da governadora Roseana Sarney em tirar todas as barreiras que impediam a concretização desse empreendimento, que hoje é uma realidade”, declarou.

O secretário-chefe da Casa Civil fez, ainda, um balanço das oportunidades que estão surgindo no Maranhão, a exemplo do pólo de grãos da Região de Balsas, que deverá ultrapassar a marca de 1 milhão de toneladas; e da Refinaria Premium, em Bacabeira. “São todos empreendimentos que deverão melhorar ainda mais a qualidade de vida dos maranhenses. Esta tem sido a preocupação da governadora Roseana”, afirmou. (Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.776, Economia – pág. 08)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621