Leilão da Aneel terá 26 projetos de geração de energia do Maranhão

17-02-2012 08:08

Projetos do estado cadastrados na Empresa de Pesquisa Energética para o leilão são de fontes eólicas e a gás natural.

Confirmada a participação de 26 projetos de geração de energia no Maranhão, totalizando 1.689 MW, no leilão A-3, que será realizado dia 22 de março. O edital do certame, que visa à contratação, em todo o país, de energia de novos empreendimentos fontes hidrelétrica, eólica e termelétricas a biomassa ou a gás natural, com início de suprimento a partir de 1º de janeiro de 2015, foi aprovado esta semana pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os 26 projetos do estado cadastrados na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para o leilão A-3 são de fontes eólicas e a gás natural. A empresa Bionergy, que pretende instalar um parque eólico na região de Paulino Neves, participará com 24 projetos para geração de 691 MW. A MPX também terá participação no leilão.

Segundo o secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, essa participação do Maranhão no leilão A-3 demonstra a confiança dos investidores no potencial do estado, que em pouco tempo será um importante produtor de energia de fontes diversas. "O Maranhão, em breve, abrigará um grande parque de geração de energia hidrelétrica, eólica e térmica a biomassa ou a gás natural", afirmou Guterres.

De acordo com o edital aprovado pela Aneel, o leilão será realizado pela internet, com operacionalização da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, em São Paulo. Para o leilão, foram cadastrados 598 empreendimentos de geração de energia elétrica na EPE, abrangendo 20 estados. Somadas, as usinas têm a capacidade instalada de 25.850 megawatts (MW). A maior parte dos projetos é ligada à fonte eólica: são 524 parques, que representam 88% de toda a oferta de usinas.

Mais

Como a data de início do fornecimento da energia acontecerá em 2015, o leilão é denominado A-3. Já os certames cujo início do suprimento ocorre em cinco anos, são classificados como A-5. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621