Lobão inaugurará complexo energético

09-02-2012 09:00

Linha de transmissão de 230 KV, interligada de Balsas (MA) a Ribeiro Gonçalves (PI), é o mais importante complexo energético da Região Nordeste.

BRASÍLIA – O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, deve inaugurar nos próximos dias o mais importante complexo energético do Nordeste: a linha de transmissão de 230 KV, de Balsas, no Maranhão, a Ribeiro Gonçalves, no Piauí, com 95 quilômetros de extensão, e o sistema de distribuição associado, que inclui subestações nos dois municípios polos da vasta região produtora de soja.

A conclusão da obra foi comunicada no início desta semana pelo ministro Edison Lobão aos governadores do Maranhão, Roseana Sarney, e do Piauí, Wilson Nunes Martins, com os quais pretende definir a data da inauguração das obras, uma reivindicação dos produtores da região há quase uma década.

O investimento total no sistema de distribuição associado é, de acordo com o ministro, de R$ 21 milhões – recursos integrais do sistema Eletrobrás.

Obra fundamental - Segundo o ministro, a operacionalização do projeto amplia a oferta de energia elétrica no sul dos dois estados. Também reduz perdas e aumenta em 69 KV a confiabilidade de alimentação das linhas de transmissão dos sistemas das distribuidoras locais Cemar e Eletrobras Distribuição Piauí (Cepisa).

“Essa obra é fundamental para alavancar o desenvolvimento da região, ampliando a nossa fronteira agrícola e atraindo outros grandes investimentos em benefício da população”, disse Lobão.

Pesquisa recente de mercado indica que há na região, envolvendo os dois estados, uma demanda reprimida de cerca de 11MW, considerando apenas as unidades consumidoras das fazendas produtoras de seja.

O sistema de distribuição associado à linha de transmissão Balsas – Ribeiro Gonçalves é constituído de três subestações de 69/34,5 KV, denominadas Balsas II, Baixo Penitente e Campos Gerais, da LT 69 KV Balsas, com 44 quilômetros de extensão e da LT 69 kV Serra do Penitente-Campos Gerais, com 59 quilômetros. Serão implantadas ainda as subestações Renascer e Vão Buriti.

Segundo o ministro Edison Lobão, o novo ponto de suprimento aumentará a capacidade atual em mais de 200%. Mais de 300 mil consumidores poderão ser beneficiados com a entrada em operação do sistema. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621