Lojistas querem participar do momento econômico por que passa o Maranhão

31-03-2011 08:38

 

Imperatriz - Em assembléia geral extraordinária, lideranças do comércio lojista do Maranhão anunciaram em Imperatriz que pretendem participar, efetivamente, do bom momento econômico do estado, que prevê investimentos da ordem de R$ 100 bilhões em 10 anos. Os empresários pretendem solicitar ao poder público o desenvolvimento de programas arrojados de qualificação profissional.

“A grande preocupação das instituições neste momento é discutir com o governo federal e com a estrutura do governo estadual para oportunizar às pessoas que estão à margem do trabalho por falta de qualificação”, destacou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Imperatriz, Francisco da Silva Almeida.

As lideranças lojistas reconhecem que mesmo na condição de integrante do setor terciário, o comércio depende dessa qualificação de mão-de-obra. Sem qualificação, o trabalhador não consegue se inserir no mercado de trabalho e com isso não tem como fomentar a economia.

“Nós estamos no final das ações de mercado, mas essas ações não acontecem sem que passem pelos setores primários e secundários. Tudo isso depende da mão-de-obra e das oportunidades que estão vindo. É necessário que a sociedade esteja capacitada para ser beneficiada com os investimentos no Maranhão”, ressaltou Francisco Almeida sem se aprofundar no tema.

Confraternização - A assembléia dos líderes lojistas realizada na sexta-feira (25) no auditório do Palácio do Comércio e da Indústria, no Centro, também serviu para a confraternização de presidentes de CDLs de vários municípios e a diretoria da Federação de Dirigentes Lojistas do Maranhão.

Depois de participarem da assembléia, as lideranças lojistas prestigiaram, no mesmo dia, a posse do empresário Francisco Almeida para o último mandato como presidente da CDL de Imperatriz.

Eleito para o quarto mandato consecutivo, Francisco Almeida terá um ano a mais do que os mandatos anteriores. A mudança faz parte de um ajuste do estatuto da categoria, que coloca como contrapartida o fim da reeleição.

A mudança é encarada por Francisco Almeida como natural. Ele disse que está mesmo na hora de mudar.

O dirigente adiantou que pretende fazer um mandato marcado por grandes ações, sendo as principais delas a manutenção das campanhas “Liquida Imperatriz” e “Sonho de Natal”. As duas são realizadas em setembro e dezembro e têm por finalidade aquecer as vendas no comércio de Imperatriz.

Organização - Ainda esta semana, integrantes da diretoria da CDL se reúnem com técnicos e parceiros para o início da preparação da “Liquida Imperatriz” e “Sonho de Natal”.

Na fase inicial, os diretores devem ir a Brasília para reuniões estratégicas com representantes da Confederação Nacional de Lojistas entre outras entidades. Enquanto prepara a programação de 2011, a diretoria também faz planos para 2012.

“A única coisa que é permanente na vida são as mudanças. Então, como o mercado vive mutações diuturnamente e precisamos estar atualizados estaremos reeditando as campanhas e para 2012 há o Mérito Legista”, anunciou Francisco Almeida.

O Prêmio Mérito Lojista, promovido pelos lojistas em âmbito nacional, chegou a ser realizado por duas vezes em Imperatriz, tendo sido suspenso por questões internas.

(Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.702, Cidades – pág. 03)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621