MA: gás natural poderá promover mudanças na economia

09-03-2012 08:48

Gás beneficiará setor produtivo e atenderá aos segmentos veicular e domiciliar no estado.

O gás natural proporcionará uma grande mudança na economia maranhense. Atenderá à demanda de energia e beneficiará o setor produtivo, que passará a contar com uma nova matriz energética mais limpa e mais barata. O gás também atenderá aos segmentos veicular e domiciliar do Maranhão.

A afirmação foi feita pelo secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, durante o II Workshop do Plano de Desenvolvimento Territorial Integrado, realizado na Federação das Indústrias (Fiema), ontem.

Macedo falou a uma plateia de empresários e representantes de secretarias estaduais. "A ocorrência do gás natural causará uma grande mudança na economia do Maranhão", enfatizou.

O workshop, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em parceria com as empresas OGX, MPX e Petra, teve o objetivo de apresentar as ações propostas e as ações prioritárias do programa Planejar para Transformar que visa promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios da área de abrangência da Bacia do Parnaíba.

A ideia foi compartilhar com empresários e gestores públicos o resultado do trabalho iniciado há quase um ano com programas e ações para estimular o crescimento das comunidades da região do gás natural no Maranhão. Os investimentos na área da Bacia do Parnaíba, para produção de gás natural e geração de energia elétrica, já somam quase R$ 4 bilhões, o que proporcionará a geração de milhares de empregos, além de oportunidades de negócios para os setores de comércio e serviço da região.

Durante a reunião, os empresários se mostraram favoráveis e elogiaram o trabalho. O presidente da Fiema, Edílson Baldez das Neves, disse que discutir os grandes empreendimentos, como os poços para exploração de gás que a OGX está perfurando em Santo Antônio dos Lopes, é uma prioridade da casa.

"Quando se discute o desenvolvimento do Maranhão não tratamos apenas da indústria. A Fiema está aberta para debates como este, onde se pode trabalhar pelo desenvolvimento do estado. Estamos reestruturando a casa para que a indústria possa se engajar neste processo como mais eficiência", afirmou. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621