MA terá Instituto de Tecnologia

14-07-2012 09:01

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entidade vinculada ao Sistema Fiema, está trabalhando no projeto do Instituto Senai de Tecnologia (IST), que focará na promoção de soluções tecnológicas para a indústria maranhense.

O investimento previsto é de R$ 9 milhões. Desse total, R$ 2 milhões serão custeados pelo Senai-MA e o restante virá de uma linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o Senai Nacional, dentro do programa de apoio de competitividade da indústria brasileira.

Os laboratórios do IST serão instalados no Centro de Ensino Profissionalizante do Tibiri (Cept), unidade do Senai localizada às margens da BR-135. Inicialmente, o Instituto irá atender demandas da indústria da construção civil, metalurgia e meio ambiente.

“Vamos prestar serviços e fazer pesquisas para a indústria maranhense no que diz respeito ao desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias para que o setor possa alcançar a sustentabilidade com competitividade por meio da aplicação de tecnologia e da inovação e desta forma fortalecer o setor”, comentou o diretor do Senai-MA, João Alberto Schacher.

Painel

Uma das primeiras ações de preparação para o projeto do Instituto Senai de Tecnologia foi reunir empresários, sindicatos da indústria, técnicos do Senai em um painel – Painel de Oportunidades para Implantação do IST. O evento aconteceu nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13), com o objetivo de identificar demandas, tendências e necessidades atuais e futuras do mercado por serviços e produtos tecnológicos.

Segundo a coordenadora de serviços Técnicos e Tecnológicos do Senai, Sheherazade Bastos, o resultado do painel será fundamental na formulação do escopo de atuação do IST. “As informações que estamos levantado neste evento servirão para estruturar a base tecnológica e as competências do instituto. Precisávamos deste diálogo para construirmos um projeto assertivo e que realmente possa dar suporte à indústria maranhense”, comentou.

Dois consultores do Senai Nacional e outro do Senai da Bahia estiveram em São Luís para cooperar no diagnóstico das necessidades locais. Segundo o consultor do Senau Nacional, Luiz Eduardo Leão, o encontro foi importante para que a proposta de trabalho do IST esteja alinhada a realidade da indústria maranhense.

“o projeto está sendo montado em cima de gargalos, demandas e daquilo que as empresas querem fazer no futuro, afirmou leão, que também coordena os projetos de apoio a instalação dos IST’s nos estados.

Para o analista operacional, Wanderlurces Silva, representante da Vale no Painel, a iniciativa de ouvir as empresas potencializa a busca de soluções. “A proposta é muito interessante para as empresas, porque reúne, em um só local, competências e equipamentos para realizar ensaios, pesquisas e estudos de interesse das empresas, o que é mais barato e eficiente, além de tornar mais fácil a atualização tecnológica do maquinário para este tipo de atividade”, disse.

Já o empresário Antônio Pereira, presidente do Sindicato das Indústrias de Reparação de automóveis (Sindirepa), afirmou que a iniciativa do Senai é uma atitude louvável por abrir um importante canal de diálogo com o setor produtivo do estado e tentar equacionar necessidades dos diferentes segmentos industriais. (Fonte: O Imparcial)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621