Maior graneleiro do mundo chega a SL

13-05-2011 09:14

 

O Navio Vale Brasil, maior graneleiro do mundo, chegou ontem (11) ao litoral do estado. A informação foi confirmada pela Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) e também pelo website Marine Traffic. A embarcação fundeou (estacionou) a 40 km da costa, nas coordenadas 2º09´52.38" Sul e 44º08´35.92" Oeste, na chamada área de fundeio 4 da Baía de São Marcos, e está programada para atracar no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM) no dia 23 deste mês.

A assessoria de comunicação da Vale, entretanto, negou que o navio tenha fundeado na Baía de São Marcos. O Vale Brasil tem 365 m de comprimento e 400 mil toneladas de porte bruto (TPB), com capacidade de carga de 390 mil toneladas de minério. O navio supera em dimensões o Berge Stahl, construído em 1986 pelo estaleiro Hyundai Heavy Industries (Coréia do Sul) e que por mais de duas décadas foi considerado o maior do mundo em sua categoria, com 343 m de comprimento, 367 mil TPB e 355 mil toneladas de capacidade de carga. O Berge Stahl está atracado no TPPM e deve partir na madrugada de sexta-feira (13), de acordo com a programação da empresa.

Expectativa - As primeiras imagens do Vale Brasil foram divulgadas pelo Blog Mercante, em fins de março deste ano, quando a embarcação realizava testes de navegação no litoral de Omã, localizado na porção oriental da Península Arábica. Naquela região, a mineradora desenvolve um projeto de pelotização de minério e também a construção de um porto de águas profundas, necessário para receber navios da classe Valemax, sendo o primeiro deles o Vale Brasil.

Semana passada, o navio estava fundeado na Baía de Guanabara e foi apresentado pela diretoria da empresa a um grupo de jornalistas da região. Na ocasião, a Vale divulgou em seu sítio eletrônico que a nova frota de supergraneleiros será de 35 navios até 2013, dos quais sete foram encomendados ao estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co (Coréia do Sul), a um custo de US$ 748 milhões; outros 12 navios foram encomendados ao estaleiro Rongsheng Shipbuilding and Heavy Industries (China), orçados em US$ 1,6 bilhão; e mais 16 Valemax farão parte da frota, construídos por outras empresas para operação exclusiva com a Vale em contratos de longo prazo.

Portos - Os navios da classe Valemax devem realizar operações nos portos de Tubarão, no Espírito Santo, e Ponta da Madeira, no Maranhão. Em 11 de agosto de 2010, o Centro de Simulação Aquaviária (CSA) do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar), no Rio de Janeiro (RJ), informou que era responsável pelo processo de certificação desses portos para receber os Valemax. Neste caso, o CSA efetuou a capacitação de equipes técnicas dos dois terminais portuários para trabalharem com os novos parâmetros de operação dos supergraneleiros.

Ainda em relação à infra-estrutura portuária, os navios da classe Valemax, com um calado de 23 m, não terão dificuldade para atracar em Ponta da Madeira, onde está em processo de construção um novo atracadouro (Píer IV) que terá profundidade mínima de 25 m na maré baixa. Já o Porto de Tubarão deverá passar por processo de dragagem para atingir a profundidade de 25 m (atualmente é 23 m). Para se ter idéia do que isso representa, cabe lembrar que o Porto de Santos, maior da América Latina, tem calado de 12 metros, devendo chegar a 17 metros com as obras do Programa Nacional de Dragagens (PND), do Governo Federal.

Números

400 Mil toneladas de porte bruto tem o Vale Brasil

390 Mil toneladas de carga é a capacidade do navio

365 Metros de comprimento tem o Vale Brasil, dimensões comparáveis a de um prédio de 146 andares. (Fonte: O Estado do Maranhão)

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