Maiores portos do mundo vão se reunir em São Paulo

23-03-2011 10:23

 

 

SÃO PAULO - Trinta grandes portos internacionais estarão reunidos em São Paulo, no período de 5 a 7 de abril deste ano, para negociar com empresas nacionais. O encontro será na Intermodal South America, principal feira de negócios dos setores de logística, transporte de carga e de comércio internacional, que acontecerá no Transamerica Expo Center, São Paulo (SP).

Segundo a gerente do evento, Bárbara Nogueira, a presença de portos internacionais qualifica o evento, principalmente por concentrar em um mesmo espaço complexos portuários que representam todos os continentes. "A presença maciça de grandes portos no evento ratifica o interesse do mundo no Brasil como um pólo receptor de investimentos", afirmou.

Além da troca de experiência, embarcadores, exportadores e importadores terão a oportunidade de negociar diretamente com os diretores e gestores destes portos e elencar o potencial de negócios de cada um, completou Bárbara Nogueira.

Na lista de portos estrangeiros estão: Rouen, Séte Sud de France, Nantes, Marseille, Le Havre, Bordeaux e Paris (França), Algeciras, Barcelona e Bilbao (Espanha), Roterdã, Groningen Seaports e Amsterdã (Holanda), Zeebrugge, Ghent e Antuérpia (Bélgica), Wilhelmshaven, Hamburgo, Brake, Bremen, Cuxhaven e Dunkerque (Alemanha), Savona, Nápolis, La Spezia e Genova (Itália), Houston (EUA), Leixões e Lisboa (Portugal) e Montevidéu (Uruguai).

Entre os nacionais: Ceará Portos - Terminal Portuário do Pecém, Cia. Docas do Estado da Bahia, Cia. Docas do Ceará, Cia. Doca do Pará, Cia. Docas do Rio de Janeiro, Porto Chibatão, Porto de Aratu, Ilhéus, Itajaí, Navegantes, Paranaguá e Antonina, Salvador, Santos, São Francisco do Sul, Suape, Vitória, Itaqui, Recife, Rio Grande e Itapoá.

Lisboa - Entre os portos participantes da feira, o Porto de Lisboa virá empenhado em atrair cada vez mais as empresas exportadoras brasileiras. Com a grande porta de entrada no continente europeu, Lisboa registrou um crescimento acumulado de quase 3% em quantidade de mercadorias movimentadas em 2010. Só em dezembro, o aumento foi de 9,8% em comparação ao igual período de 2009.

Com resultados positivos ano a ano e o aumento acumulado de 150% em 2010 em tráfego fluvial, o Porto de Lisboa firma-se como a melhor porta da Europa para as empresas das américas, tanto pela sua posição estratégica frente ao Atlântico, pelos equipamentos disponíveis e agilidade nas operações e pelas vantagens na capilaridade de vias para distribuição das cargas pelo continente europeu.

O Porto de Lisboa dispõe do melhor "transit time" (padrão de tempo que se assume em qualquer ordem para o movimento físico de itens de uma operação à outra) da Europa para o Brasil e sua posição atlântica reforça sua competitividade face a outras alternativas portuárias, representando uma economia de tempo de até 2 dias nos tráfegos para Portugal e Espanha.

Feira - Mais importante encontro de negócios dos setores de logística, transporte de carga e de comércio internacional, a Intermodal South America, que acontece de 05 a 07 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo-SP, em 2011, terá entre seus destaques a realização da conferência JOC Infraportos, com palestrantes renomados, temas atuais e cases internacionais.

 

(Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.753, Portos - pág. 10)                           

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621