Mais de 30 mil inscritos no seletivo para Curso de Celulose e Papel no IFMA

09-04-2011 09:09

 

Imperatriz - Mais de 30 mil pessoas se inscreveram no processo seletivo para ingresso no Curso de Celulose e Papel, no âmbito técnico e de nível médio, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), em Imperatriz.

As provas serão aplicadas no dia 17 deste mês, das 9h às 12h30, em quatro pólos situados nos municípios de Imperatriz, Açailândia, João Lisboa e Porto Franco. O resultado deverá ser divulgado no dia 29 deste mês e as aulas começarão em maio.

A direção do campus do IFMA disse que a expectativa em torno das inscrições foram superadas. Estavam sendo aguardadas 20 mil, mas na tabulação dos dados ficou constatado 30.072 inscritos, oriundos de vários municípios da região sul do Maranhão.

Com isso, a concorrência aumentou em relação à previsão inicial: são 93 candidatos por vaga.

O IFMA está oferecendo 320 vagas para o Curso de Celulose e Papel promovido para atender à Indústria Suzano Papel e Celulose, que está em processo de instalação em Imperatriz. O Serviço Nacional da Indústria do Estado da Bahia (Senai) também faz parte dessa parceria.

“Nós vamos divulgar o resultado das provas no dia 29. As aulas vão começar ainda na primeira semana de maio”, anunciou o diretor do campus, Francisco Alberto Gonçalves Filho.

Pólos - A definição dos pólos para a aplicação das provas foi baseada na localização dos inscritos, no entanto a lista de estabelecimentos em que serão aplicados os questionários não foi divulgada.

No edital de nº 02, publicado no dia 11 de março, a instituição faz alterações de datas. As mudanças começaram pelas datas de inscrições, que inicialmente seriam do dia 28 de fevereiro a 11 de março, mas acabaram por serem remarcadas para o período de 28 de fevereiro a 15 de março, em razão da grande procura por pessoas de toda a região.

A aplicação das provas estava prevista, inicialmente, para o dia 3 deste mês, mas foi remarcada para o dia 29. O grande número de inscritos também provocou mudanças na lista de locais de prova. A previsão inicial era apenas para o uso das instalações do campus do IFMA.

Sobre os locais, Alberto Filho adiantou que eles ficarão em escolas públicas dos municípios de Imperatriz, Açailândia, João Lisboa e Porto Franco.

“A prova será aplicada de 9h as 12h30, mas é importante que o candidato chegue com uma hora de antecedência ao seu local de prova munido de documentos e o cartão de inscrição que deverá ser impresso via internet no site do IFMA”, alertou o diretor.

As provas a serem aplicadas nesse processo seletivo são das disciplinas de língua portuguesa e matemática. A relação dos aprovados e classificados será divulgada no site do IFMA (www.ifma.edu.br) e no mural da própria instituição localizada na avenida Newton Belo s/nº no bairro Vila Maria, saída para a zona rural.

Parceria

- O curso técnico de nível médio voltado para a área de celulose e papel vai ser promovido pelo IFMA em parceria com o Senai da Bahia e tem por finalidade atender a uma parceria firmada com a Indústria Suzano Papel e Celulose, que necessita de pessoal especializado para atuar em Imperatriz e região.

- O curso tem a duração de um ano e nesse período os alunos receberão uma bolsa de R$ 800,00.

- As matriculas estão marcadas para acontecer de 2 a 5 de maio e as aulas devem começar dia 8. Serão oito turmas. Quatro turmas serão manhã/tarde e outras quatro no período tarde/noite.

(Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.770, Cidades – pág.09)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621