Mais transporte por container

14-04-2012 09:56

 

Com um movimento de 500 containers, em média, por quinzena, o Porto do Itaqui deverá, até 2031, contar com um moderno terminal para esse tipo de transporte de carga, segundo informou o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Carlos Fossati. Ele participou esta semana em São Paulo de uma das mais inportantes feiras de transporte do mundo, a Intermodal, onde apresentou o novo Itaqui, que deverá ter uma das estruturas mais modernas do Brasil.

Segundo ele, até antes da estadualização do porto, o transporte de container no estado era tão irregular que poucos navios aceitavam entrar em São Luís para pegar esse tipo de carga, pois não compensava, e com isto quem necessitava transportar corria para Belém (PA) ou Fortaleza (CE). O container passou a ser mais utilizado ainda depois que grandes empresas, como Suzano, OGX e outras passaram a mandar suas mercadorias dessa forma e isto possibilitou o uso do container para o retorno.

De acordo com Fossati, para garantir a modernidade do Novo Itaqui. Serão necessários R$ 6,5 bilhões em investimentos nos próximos 20 anos, sendo que deste montante a sua empresa entrará com R$ 1,1 bilhão de recursos próprios. O restante virá da iniciativa privada e da União, através do Ministério dos Transportes.

Além da melhoria no transporte de carga, Fossati pretende entregar um moderno terminal de passageiros, na Ponta da Espera. Segundo ele, isto vai desenvolver o turismo porque São Luís entrará na rota dos cruzeiros marítmos, respondendo a um grande anseio das operadoras que reclamam da falta de espaço para atracamento dessas embarcações.

Outros terminais estão previstos para modernizar o Itaqui e um deles é o de grãos (Tegram), cujas obras devem começar no segundo semestre, mas outro, de granéis líquidos também está previsto com o projeto de modernização do sistema portuário. No que diz respeito à expansão do cais, Fossati disse que hoje eles são seis, porém em 2031 passarão 22. (Fonte: O Imparcial)

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