Maranhão está novamente no roteiro do Rally da Safra

22-01-2012 08:56

Expedição privada realizada pela Agroconsult, que inicia trabalhos amanhã em Cuiabá, passará pela região de Balsas para avaliar a safra 2011/2012.

O Maranhão, especialmente a região de Balsas, está mais uma vez no roteiro do Rally da Safra, expedição privada que passará por 12 estados, mais o Distrito Federal. As regiões que serão visitadas pelas equipes técnicas da Agroconsult, empresa que promove o evento, representam 99,4% da área cultivada de soja e 80% da área com milho no Brasil.

O sul do Maranhão, bem como áreas produtoras na Bahia, Tocantins e Piauí, que formam a chamada região do Matopiba, terão acompanhamento da Equipe 6 do Rally da Safra. A organização do evento destaca que as boas condições climáticas favoreceram o desenvolvimento das lavouras nesses estados e a expectativa é de produtividade excelente, no mesmo nível do ano passado.

Além de Balsas, a equipe deve visitar fazendas nos municípios maranhenses de São Domingos do Azeitão, São Raimundo das Mangabeiras, Tasso Fragoso, Loreto, Sambaíba, Riachão, Fortaleza dos Nogueiras e Alto Parnaíba.

O objetivo é levantar a situação da atual safra de soja e milho na região, por meio de coleta de dados sobre espaçamento, população de plantas, peso, número e umidade de grãos, ocorrência de pragas e doenças. Também será feita análise de solo e observado o percentual de cobertura do solo com palhada no plantio direto e tipo de resíduo. A exemplo das outras edições do Rally da Safra, será realizado evento técnico (palestra) em Balsas.

O Rally da Safra é um dos principais eventos do agronegócio brasileiro. Projeto pioneiro no país, foi iniciado em 2004 e é o único levantamento de safra técnico-privado que vai a campo para avaliar as condições das lavouras de soja e milho. A expedição é realizada entre janeiro e março, durante a fase de desenvolvimento das lavouras e colheita.

Roteiro - O roteiro é escolhido com o objetivo de percorrer os principais polos produtores de soja e milho do país. Em sua 9ª edição, o Rally da Safra condensou equipes e estendeu trajetos. As seis equipes que integram a expedição percorrerão até 22 de março (começou dia 16 deste mês, saindo de Mato Grosso), mais de 60 mil quilômetros e recolherão cerca de 1,3 mil amostras nos principais polos de produção de milho e soja do país

A expedição passará pelos estados de Mato Grosso (onde será dada a largada), Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará, além do Distrito Federal. As regiões visitadas representam 99,4% da área cultivada de soja e 80% da área com milho no Brasil.

Safra 2011/2012 será de particularidades, avalia a Agroconsult

Resultados das lavouras tendem a variar muito de acordo com a região

Para o coordenador-geral do Rally da Safra 2012 e sócio-diretor da Agroconsult, organizadora do evento, André Pessôa esta será uma safra de particularidades porque os resultados das lavouras deverão variar muito a cada região visitada. Ele diz isso com base na situação do sul do Brasil, que terá quebra de safra devido à estiagem e à expectativa em relação a excelentes produtividades nas regiões Centro-Oeste e do Matopiba - Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

As equipes irão a campo confirmar os números pré-rally, avaliando de forma qualitativa e quantitativa a produção de soja e milho em diferentes estágios. Estão previstos testes de transgenia para as duas culturas, análise de solo e, juntamente com a Fundação Agrisus, a avaliação do plantio direto na palhada.

Para monitorar perdas nas lavouras recém-colhidas ou em processo de colheita, o Rally terá, pela primeira vez, o apoio da Universidade Federal de Viçosa. E em parceria com o Grupo de Extensão e Pesquisa em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (ESALQ-Log), o rally avaliará as condições das estradas brasileiras. "É a mais completa radiografia das condições da safra brasileira", garante André Pessôa.

Inicialmente, os técnicos da Equipe 1 visitarão lavouras de soja precoce no Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. A Equipe 2 pecorrerá as regiões dos municípios paranaenses de Cascavel, Maringá e Londrina, além de cidades do Mato Grosso do Sul e São Paulo, enquanto a Equipe 3 fará o levantamento no Mato Grosso, nas regiões de Nova Mutum, Sorriso e Campo Novo do Parecis.

Já a Equipe 4 foi estendida e fará um longo percurso nos três estados da região Sul, totalizando 15 dias de visitas às lavouras. A Equipe 5 percorrerá áreas nos estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. Ao final da expedição, os técnicos da Equipe 6 visitarão regiões de fronteira, com calendário de plantio mais tardio, como Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins e leste do Mato Grosso.

Mais

O Rally da Safra tem por objetivo tornar públicas informações mais precisas e regionalizadas sobre as lavouras brasileiras de soja e milho. Os dados quantitativos e qualitativos colhidos serão processados pela Agroconsult e apresentados dia 3 de abril na Fiesp.

Números

60 Mil quilômetros serão percorridos pelas equipes do Rally da Safra

12 Unidades da federação serão visitadas pela expedição privada

1,3 Mil amostras serão coletadas nos principais polos de produção de milho e soja do país. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621