Maranhão está produzindo mais leite e tendência é de expansão

11-03-2012 10:25

A produção de leite tem crescido no Maranhão e hoje está em cerca de 365 milhões de litros/ano. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2000, o estado contribuía com 6,9% da produção nordestina de 3,8 bilhões de litros de leite. Em 2009 aumentou a sua participação com 9,3%, produzindo 355 milhões de litros e passando a ocupar a 4ª posição do ranking de produção no Nordeste. Na região, a Bahia é o principal produtor, com 1,1 bilhão de litros.

Conforme a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), do rebanho maranhense de 7.272.822 de cabeças de bovídeos - sendo 7.194.459 bovinos e 78.363 bubalinos - 790.598 são animais de gado leiteiro, tendo a regional de Açailândia a maior concentração - de 328.123 animais -, seguida de Imperatriz, com 241.107 animais, e Santa Inês, com 46.116 cabeças de gado.

Apesar de o rebanho maranhense ter predominância de gado de corte, o Maranhão produz cerca 365 milhões de litros de leite ao ano, 10 milhões a mais do que foi coletado em 2009, quando produziu 355 milhões de litros de leite, oriundos quase todos de pequenos produtores rurais.

Na Região Nordeste, foram produzidos 3,8 bilhões de litros de leite em 2009, ou 13,1% da produção nacional. Segundo o IBGE, o Brasil apresenta constante crescimento na produção de leite com um rebanho de gado leiteiro de 22.435.289 animais. Em 2009, a produção nacional foi de 29,1 bilhões de litros de leite, um aumento de 5,6%, quando comparada a 2008.

Regiões - No Maranhão, as principais bacias leiteiras estão na região Tocantina e no Médio Mearim. A raça mais utilizada de gado leiteiro no Maranhão é a Girolanda, originada do cruzamento das raças gir e holandesa. A Girolanda é a raça responsável por 80% da produção de leite no Brasil.

Para fomentar mais o setor leiteiro e contribuir com a qualidade do leite fornecido no Maranhão, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, informou que diversas ações estão sendo executadas pelo governo estadual, com destaque para a reestruturação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, a distribuição de 23 tanques de resfriamento de leite e a fiscalização da venda de leite clandestino.

Por meio da assinatura de Termos de Cooperação Técnica entre a Sagrima, prefeituras municipais, associações e cooperativas, foram distribuídos 13 tanques de resfriamento de leite, cada um com capacidade para armazenar 3.000 litros de leite. "Este ano estamos distribuindo mais 10 tanques, com capacidade de 1.000 litros", informou o secretário Cláudio Azevedo.

Parceria - A Aged está realizando uma parceria com a Associação Brasileira de Criadores da Raça Girolanda e o Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), na seleção de propriedades rurais para a implantação do Programa de Melhoramento Genético da raça Girolanda. O programa prevê a elevação da produção do leite e da qualidade do gado leiteiro, com a inseminação de sêmens de reprodutores avaliados geneticamente.

Para o pecuarista Sérgio Medeiros, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, o fato de o Maranhão ter sido um dos estados selecionados para a implantação desse programa da Associação Brasileira dos Criadores da Raça Girolanda representa um reflexo positivo do trabalho realizado pela Aged no combate à aftosa.

“Se não houvesse a expectativa de o Maranhão ser declarado pelo Ministério da Agricultura como zona livre da febre aftosa, eles não teriam segurança em investir no estado”, avaliou Sérgio Medeiros. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621