Maranhão participa de reunião preparatória do Fórum dos Governadores do Nordeste

12-02-2011 16:14

 

O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, participou nesta sexta-feira (11), em Aracaju (SE), juntamente com colegas de pasta de outros estados nordestinos e de Minas Gerais, da Reunião Preparatória do XII Fórum dos Governadores do Nordeste. O evento, que será realizado dia 21 deste mês na capital sergipana, tem presenças confirmadas da presidenta Dilma Roussef e da governadora Roseana Sarney.

A temática central do Fórum é “Governo Dilma Rousseff e o Nordeste”, constituindo-se como uma grande oportunidade para que a presidenta apresente os planos de sua gestão para a região. No encontro, os governadores também explanarão à Dilma Rousseff temas de interesse comum para o desenvolvimento do Nordeste.

 Na reunião de ontem, os secretários de Planejamento dos estados do Nordeste e também de Minas Gerais elencaram vários temas de interesse da região que serão submetidos à apreciação dos governadores, com foco em nos seguintes eixos – erradicação da pobreza (prioritário); finanças; educação e ciência e tecnologia; infraestrutura (PAC) e logística energia e mineração turismo e cidades históricas; e institucional (especialmente o fortalecimento da Sudene).

Segundo o secretário Fábio Gondim, todos os temas discutidos são relevantes e de interesse do Nordeste e deverão ser tratados com prioridade pela presidenta Dilma Rousssef. “A presença confirmada da presidente Dilma, além de fortalecer o Fórum de Governadores, demonstra sua preocupação em desenvolver políticas públicas para o Nordeste”, frisou.

A manutenção e/ou ampliação dos investimentos estruturantes na região, como obras rodoviárias, ferroviárias e portuárias, saneamento básico, zonas de processamento de exportação (ZPEs), canais de irrigação e em energia foi defendida pelos secretários e deverá ser chancelada pelos governadores. Também se discutiu a empregabilidade e educação para os mais pobres, a questão dos royalties do petróleo e do gás, tributação do comércio eletrônico (ICMS), financiamentos para as áreas de Saúde e Segurança Pública, entre outros temas.

Além dos temas de interesses comuns da região, cada Estado apresentou suas demandas específicas. No caso do Maranhão, o secretário Fábio Gondim destacou a preocupação da governadora Roseana Sarney em garantir na política do Governo Federal mais recursos para obras de ampliação e modernização do Itaqui, consolidando sua posição de porto estratégico para o país. E num outro cenário a capacitação de mão-de-obra local para atender as demandas dos grandes investimentos em andamento no estado.

“O Maranhão vive um momento virtuoso, de grandes projetos e investimentos que somam R$ 100 bilhões nos próximos cinco anos. Todos esses empreendimentos irão exigir uma estrutura portuária ampliada e mão-de-obra qualificada e o Governo do Estado enxerga essas demandas como prioridades”, afirmou o secretário.

Fábio Gondim também externou aos demais secretários estaduais de Planejamento sua preocupação em relação à transferência de recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Ano passado o Maranhão teve uma grande frustração de receitas do FPE. O assunto, inclusive, foi aceito em consenso para elencar a pauta de temas que serão discutidos no encontro dos governadores com a presidenta Dilma durante o Fórum.

 O encontro preparatório foi encerrado pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda, que destacou o Fórum de Governadores como uma instância política da maior relevância por propiciar uma discussão profunda do desenvolvimento e da integração regional e por fortalecer o pacto federativo. “Durante o Fórum, os governadores assinarão a Carta de Aracaju para ser entregue à presidenta Dilma”, observou Marcelo Déda.

 

(Fontes: GOVERNO DO MARANHÃO)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621