Maranhão pode voltar a ser um grande polo produtor de algodão

27-03-2011 11:03

 

Considerado, nos séculos XVIII e XIX o principal polo produtor de algodão do país, o Maranhão deve voltar a ter destaque na produção da fibra nos próximos anos, especialmente no Município de Balsas e região de Gerais de Balsas. De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Maranhão produziu em ano passado, 42.859 toneladas de algodão, e para 2011, a expectativa é de se colher 47.870 toneladas.

“Vivemos um momento especial para a agricultura e o cultivo do algodão tem grandes perspectivas”, acredita o gerente de Operações e Financeiro da Weisul Agrícola, Paulo Cristiano Kovalski. A empresa mantém duas fazendas na região dos Gerais de Balsas, somando 2.200 ha dedicados à lavoura do algodão.

Segundo Paulo Cristiano, a perspectiva para a lavoura da fibra é muito boa. “Ano que vem devemos aumentar em 20% nossa área plantada dessa cultura. Temos capacidade para elevar nossa área plantada de algodão para até 4 mil hectares", afirmou. A empresa já exporta a fibra para o mercado internacional via Porto do Itaqui. “Para o mercado interno vendemos o caroço para produção de óleo e ração animal”, completou.

Outra empresa agrícola instalada na região, a SLC Agrícola, mantém 84.794 hectares plantados de algodão em oito estados brasileiros, dentre os quais o Maranhão se destaca. “Focamos o algodão como nosso principal produto. Ao longo do ano, rotacionamos essa lavoura com as culturas da soja e milho durante as entressafras. O Maranhão é uma região privilegiada porque dá para fazer duas safras”, explicou o gerente financeiro da SLC, Rodrigo Machado Gelain.

Além das empresas agrícolas, produtores rurais autônomos também têm se destacado na produção do algodão na região Sul do Estado. O produtor rural Izidoro Hübner, conta que há três anos investe em lavoura de algodão, mantendo uma área plantada de 2.100 hectares, e capacidade para beneficiar até 13 mil hectares da fibra.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, que visitou as lavouras de algodão da região recentemente, ficou entusiasmado com as perspectivas. “Cada vez mais o Maranhão demonstra que é um estado rico e produtivo. Fico feliz de ver que o setor produtivo do estado esteja evoluindo, investindo em pesquisa de melhoramento genético, ampliando as áreas plantadas e produzindo de forma ambientalmente sustentável’, afirmou o secretário.

História - No chamado período Brasil - Colônia, o Maranhão destacou-se como o principal polo produtor de algodão. Em 1760, o estado foi o primeiro do país a exportar uma remessa do produto para o mercado internacional.

Além do Maranhão, Pernambuco e Bahia se consolidaram como polos produtores e tinham a Inglaterra como principal mercado consumidor.

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621