Maranhão terá mapa estratégico para diversificar as exportações

23-11-2011 10:47

Estado atualmente concentra 97% de suas vendas externas apenas em três produtos: minério de ferro, alumínio e soja

O Maranhão, que concentra 97% de suas vendas externas em apenas três produtos (minério, alumínio e soja), terá um mapa estratégico que prevê a diversificação e a qualificação da pauta exportadora e a promoção comercial. A iniciativa, que também se aplica a mais 13 estados, visa se alinhar ao Plano Brasil Maior, para consolidar uma política nacional de comércio exterior.

O assunto será discutido no 3º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul - 3º Encomex Mercosul, que será realizado dias 1º e 2 de dezembro em Curitiba (PR). Nesses dois dias, os 14 estados que terão mapas estratégicos e outros nove que terão planos de ação lançados vão se reunir com 15 entidades nacionais parceiras do Plano Nacional da Cultura Exportadora para validar e ajustar o planejamento para os anos 2012-2015.

Os mapas estratégicos têm como eixos temáticos a própria cultura exportadora, com ações para capacitação e realização de eventos; a inteligência comercial e competitiva, com estudos e pesquisas de mercado; e o ambiente de negócios, com iniciativas previstas para apoio técnico, certificação, adequação tecnológica, simplificação de processos, crédito, financiamento e incentivos tributários.

“Esse trabalho é inédito no país. Pela primeira vez, estamos colocando todas as instituições públicas que trabalham em comércio exterior em contato direto para cruzar as informações e localizar as demandas e encaminhá-las para o atendimento dos serviços e iniciativas oferecidas”, explica a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Lacerda Prazeres.

Promovido pela Secretaria Nacional de Comércio Exterior (Secex), o Encomex Mercosul pretende avaliar as duas décadas de experiência do Mercosul e planejar os próximos 20 anos do bloco econômico. As inscrições são gratuitas e feitas pelo mercosul.encomex. mdic.gov.br.

Cultura exportadora - O objetivo é fomentar a cultura exportadora e estimular a maior participação do empresariado brasileiro no comércio internacional com a divulgação de informações estratégicas sobre exportações, mecanismos de apoio ao exportador, oportunidades de negócios, logística, inovação e financiamento.

No evento, palestrantes debaterão maneiras de facilitar o comércio entre os países do bloco econômico e tratarão de temas específicos, entre eles, crescimento econômico, inovação, competitividade, câmbio, mecanismos de financiamento e negociações com terceiros países. Haverá, inclusive, um painel específico para discutir as relações comerciais entre Mercosul e Canadá, com a vinda de uma delegação canadense.

Na programação, estão previstos também painéis com a participação de ministros dos países membros do bloco econômico e de outras autoridades. Haverá ainda estandes institucionais voltados para os empresários que atuam no bloco comercial e um balcão de atendimento com técnicos do MDIC para solução de dúvidas e pendências relacionadas ao comércio exterior. (Fonte: O Estado do Maranhão)



 

 

 

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