Maranhão terá plano de mineração

13-02-2011 16:27

 

O Maranhão terá o seu Plano Estadual de Mineração, que incluirá o Mapeamento Geológico. O trabalho será realizado pela Secretaria de Estado de Minas e Energia (Seme) e terá total apoio do Governo Federal. As informações foram prestadas pelo titular da Seme, Ricardo Guterres, que semana passada teve uma audiência em Brasília com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, quando trataram do assunto.

“O ministro Edison Lobão reforçou que o interesse do ministério é trabalhar em total harmonia com a governadora Roseana Sarney em prol do desenvolvimento do Maranhão”, informou Ricardo Guterres, acrescentando que o Governo do Estado deverá firmar convênio com o Ministério de Minas e Energia para a elaboração do Mapeamento Geológico. Já o Plano Estadual de Mineração terá como base o modelo federal e incluirá diretrizes nos campos da Geologia, Recursos Minerais, Mineração e Transformação Mineral.

De acordo com secretário da Seme, o mapeamento vai identificar todas as riquezas minerais do Maranhão, o que proporcionará uma exploração dessas riquezas de forma sustentável, garantido desenvolvimento e geração de emprego e renda em várias regiões maranhenses nos próximos anos.

“Pouco se sabe sobre o real potencial do Maranhão no campo da mineração e esse estudo apontará as possibilidades de exploração, de forma segura e dentro de padrões ambientais. É um instrumento que servirá como guia para atrair futuros investimentos, ajudando a consolidar a arrancada econômica que o Maranhão está vivendo na atualidade”, afirmou Guterres.

O último serviço no campo geológico foi realizado no Maranhão em 2008 e se limitou a recursos naturais do município de Cândido Mendes. “O que vamos fazer agora, via parceria com o Ministério, é estender o estudo por todo o território maranhense”, afirmou.

Levantamento - A proposta, de acordo com Guterres, é fazer um levantamento amplo das riquezas minerais maranhenses e apresentá-las, de forma criteriosa, a investidores interessados em realizar a exploração. “Evidentemente que o Governo do Estado será muito criterioso com as questões ambientais e com a inclusão de maranhenses nesse novo mercado de trabalho que está se configurando nesta nova etapa de desenvolvimento do Maranhão”, garantiu Guterres.

De acordo com o secretário, o mapeamento geológico é apenas o primeiro de uma série de trabalhos que serão realizados por meio de parceria entre a Seme e o Ministério de Minas e Energia. A proposta, segundo ele, é de que o Governo Federal participe de outras iniciativas, como a regularização e revitalização do Pólo Gesseiro de Grajaú, na Região Central do estado.

Acompanhado do secretário adjunto Lúcio Gusmão Lobo Júnior, Guterres se encontrou com o ministro na semana passada. Ele foi a Brasília participar do lançamento do Plano Nacional de Mineração 2030 (PNM-2030), programa que norteará o setor mineral brasileiro nos próximos 20 anos.

 

(Fontes: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.715, Geral – pág. 06)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621