Maranhão vai entrar na rota de cabotagem Caribe/América do Sul

04-08-2012 08:27

CMA CGM anunciou ampliação de rotas de transporte marítimo de contêineres.

Armadora francesa CMA CGM anunciou esta semana que vai ampliar o transporte marítimo, ligando o Norte do país ao Caribe e à América do Sul. Com a atividade, a companhia passará a oferecer um serviço de contêineres direto para Itaqui (MA), Santarém e Macapá (PA), além de uma escala direta para Paramaribo (Suriname), Venezuela. A nova rota começará no Caribe, passando por Guadalupe e Trinidad & Tobago.

Mais precisamente, serão duas rotas: Guianas e Norte do Brasil. Na primeira, a escala será: Pointe-à-Pitre (Guadalupe), Fort de France (Martinica), Port of Spain (Trinidad & Tobago), Paramaribo (Suriname), Degrad dês Cannes (Guiana Francesa), Georgetown (Guiana), Paramaribo e Pointe-à-Pitre. No segundo caso, a escala será: Pointe-à-Pitre, Itaqui (MA), Belém (PA), Santana (AP), Santarém (PA), Paramaribo, Port of Spain, Guanta (Venezuela), Pointe-à-Pitre.

Trata-se do serviço feeder (cabotagem ou transporte regional), um tipo de transporte marítimo que tem sido ampliado na costa do Maranhão desde 2011, quando a CMA CGM começou a operar quinzenalmente no Porto do Itaqui, atracando navios porta-contêiner. Segundo informes da administração do Itaqui, essas operações tendem a ser semanais.

No Porto do Itaqui, de acordo com informes da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), as operações com contêiner foram retomadas em março do ano passado, com o descarregamento de 150 unidades do navio CMA CGM Platon. Desde então, as operações com contêiner passaram a ser realizadas quinzenalmente.

Competição - Além da francesa CMA CGM, a armadora brasileira Log-In anunciou, em junho deste ano, que vai implantar uma rota de cabotagem no Maranhão. A empresa realizará operações com o navio Log-In Pantanal, que tem capacidade para transportar até 1,7 mil TEUs (unidade padrão de medida de contêiner, de 20 pés). Além de Itaqui (MA) e de Vila do Conde (PA), o navio passará pelos portos de Suape (PE) e Fortaleza (CE). (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

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