Minério atingiu piso de queda e voltará a subir, diz Rosenberg

17-01-2012 11:07

SÃO PAULO – O minério de ferro atingiu o piso de sua queda no Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de dezembro, quando caiu 7,5%, avalia o economista Daniel Lima, da Rosenberg & Associados, e daqui para frente deve retornar a seu patamar normal de preços e pressionar, junto aos produtos agropecuários, os próximos IGPs.

O IGP-10, divulgado nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou de 0,19% para 0,08% entre dezembro e janeiro. O movimento foi influenciado pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) industrial, que deixou elevação de 0,01% para deflação de 0,53%. O IPA agrícola registrou trajetória inversa, ao sair de queda de 0,12% para alta de 0,44%.

Segundo Lima, a retração nos produtos industriais está concentrada no minério de ferro, que caiu 6,04% na leitura atual, mas, daqui para frente, deve recuperar seus preços com a saída do impacto do novo modelo de reajuste da Vale. A mudança aproximou as cotações do valor do mercado à vista após pressões de clientes. “Essa deflação deve começar a perder força nos próximos indicadores”, diz o analista.

Lima também projeta que os produtos agropecuários devem continuar  subindo, em linha com a alta nas commodities agrícolas no mercado externo, cujos preços aumentaram 3% em reais na média de janeiro contra dezembro, segundo cálculos da Rosenberg. “A alta no IPA agrícola está sendo influenciada mais pela volta da subida das commodities do que pela seca no Sul”, opina. Assim, em sua estimativa, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) deve fechar janeiro com alta de 0,25%. (Fonte: Valor Economico)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621