Ministério autoriza o reinício da licitação para duplicação da BR-135

31-07-2012 11:40

A autorização pelo Ministério dos Transportes para a última etapa do procedimento licitatório que marca o início da duplicação da BR-135 foi publicada, na edição de ontem, do Diário Oficial da União (DOU). A abertura do envelope, contendo a proposta de preço, feita pelo Consórcio Serveng/Aterpa, está marcada para ocorrer amanhã, às 9h30, na sede da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Maranhão (SRMA/DNIT).

Segundo o superintendente do DNIT no estado, Gerardo Fernandes, a homologação do resultado final da licitação da obra deverá ocorrer em, no máximo, 15 dias. “Se tudo ocorrer conforme o planejado, nas próximas duas semanas deveremos ter o parecer final do processo homologado via comissão licitatória. Quarta-feira [amanhã] será divulgada a proposta de investimentos para a execução dos serviços”, afirmou o superintendente.

Ainda segundo ele, caso a obra de duplicação seja iniciada nos próximos 30 dias, será feita baseada no projeto inicial elaborado antes do procedimento licitatório. “O único projeto que existe para a duplicação da BR-135 garante que o trecho será ampliado alguns metros após a Estrada São Luís-Teresina, no sentido de quem vem da capital maranhense e segue para o interior do estado. Com isso, a estrada de ferro, mantida pela Companhia Ferroviária do Nordeste [CFN], seria retirada do local e recolocada mais próxima onde funciona atualmente a Estrada de Ferro Carajás [EFC]. Por ora, se tudo der certo, será feita inicialmente a fase mais cara e difícil da duplicação da BR-135, de Estiva até Bacabeira”, informou Gerardo Fernandes.

Bancada - A retomada do procedimento licitatório significa uma vitória para a bancada maranhense no Congresso Nacional e para o Governo do Estado. Terça-feira (24), em reunião realizada na sede da Superintendência Regional do DNIT, em São Luís, foi divulgada uma proposta, feita pelo DNIT, que previa a duplicação da BR-135 no trecho onde, atualmente, funciona a adutora do Sistema Italuís. A mudança no projeto foi rebatida pelos representantes do estado na reunião, entre eles, o senador Edison Lobão Filho, o diretor da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), João Reis Moreira Lima, além dos secretários estaduais de Saúde (SES), Ricardo Murad, de Infraestrutura (Sinfra), Max Barros, de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Pedro Fernandes, e de Meio Ambiente (Sema), Victor Mendes.

Ainda de acordo com a SRMA/DNIT, caso ocorresse o cancelamento da duplicação, com base em alterações no primeiro projeto, os custos dos serviços da BR-135 aumentariam em R$ 120 milhões. Atualmente, os valores para a duplicação da BR, segundo o DNIT, chegam a mais de R$ 370 milhões, sem contar com eventuais acréscimos.

Saiba mais

Projeto oficial

De acordo com dados do DNIT, a duplicação da BR-135 deverá ser realizada em três etapas. A primeira ocorrerá num trecho de 25 km, entre a Estiva e Bacabeira. A segunda etapa acontecerá num trecho que se estende até o Entroncamento. A terceira etapa efetuará a duplicação da BR-135 até o município de Miranda.

Prazo

De acordo com o projeto, os serviços contratados de duplicação da BR-135 deverão estar executados e concluídos dentro do prazo de 720 dias.

Outros investimentos

Em entrevista à Rádio Mirante AM, concedida, na tarde de ontem, ao radialista Domingos Ribeiro, no programa Rádio Patrulha, o secretário estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Pedro Fernandes, disse que a BR-135 não é a única que necessita de reparos. Segundo ele, nos próximos meses, representantes do Maranhão no Congresso Nacional tentarão viabilizar, através de emendas parlamentares, outros investimentos do Governo Federal, com o objetivo de arcar com a ampliação da BR-316, no trecho entre as cidades de Caxias e Timon. “Caso haja o início da duplicação da principal BR que corta o estado, o Maranhão irá em busca dessa outra meta, que será a realização dos serviços na BR-316, outra rodovia com alto índice de acidentes no estado”, informou. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621