Ministro dos Transportes dá prazo de 90 dias para concluir licitação da BR-135

25-10-2011 11:42

Chamado ao Maranhão para explicar cancelamento do processo, Paulo Sérgio Passos

reafirmou que a obra de duplicação da rodovia será iniciada em junho de 2012

 O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, garantiu ontem à governadora Roseana Sarney (PMDB) que o processo de licitação para duplicação da BR- 135 deverá ser concluído em um prazo de 90 dias. "Acredito que a concorrência sai em 90 dias. Todo o processo será feito aproveitando o período de chuvas", frisou Passos. O ministro passou a manhã de ontem em São Luís. Além de se reunir com  Roseana, ele teve audiência com os membros da bancada maranhense no Congresso Nacional e os  representantes da Assembléia Legislativa. O ministro voltou a afirmar que a obra começa impreterivelmente em junho de 2012.

Foi tensa a reunião do ministro no Palácio dos Leões. Senadores, deputados e secretários cobraram dele explicações para o cancelamento da licitação que estava sendo feita este ano. Paulo Passos reafirmou ter havido problemas na elaboração do projeto. O ministro, no entanto, negou a existência de vícios no processo elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). "Não se trata de vícios. Só houve problemas técnicos. São 18 quilômetros de solo mole, que não foram sondados devidamente", disse ele.

Pelas estimativas do ministro dos Transportes, levando em consideração que a licitação seja aberta em novembro, o prazo de 90 dias será encerrado em fevereiro de 2012. A partir desta data, serão outros três meses para contratação das empresas e início da montagem do canteiro de obras. "Já disse e afirmo: passado o período das chuvas, a obra vai ser iniciada", garantiu.

O ministro Paulo Sérgio Passos chegou ao Maranhão por volta das 9h30. Ele seguiu direto para o Palácio dos Leões, onde se reuniu com a bancada maranhense, deputados estaduais e membros do Governo do  Estado, em um encontro coordenado pelo secretário de Programas Especiais do governo, senador João Alberto de Souza (PMDB).

Logo após a reunião com a bancada, Passos se reuniu com a governadora Roseana Sarney e com o chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, quando repetiu o que já havia dito às demais lideranças. Na entrevista coletiva, foi mais uma vez questionado quanto aos prazos do projeto.

O ministro almoçou com a governadora no próprio Palácio dos Leões e voltou para Brasília. Roseana Handson Chagas/ Secxom

As garantias do ministro para a BR-135

1 – Está garantido para começar em junho de 2012 apenas o trecho entre Estiva e Bacabeira. Os demais trechos serão objetos de futuros projetos, ainda sem previsão do ministério.

2 - O ministro garantiu que até  fevereiro de 2012 a licitação esteja concluída, uma vez que não há mais possibilidade de revogação da antiga licitação, cancelada em setembro.

3 – Um novo estudo do solo será realizado por empresa já contratada pelo ministério. O objetivo é corrigir os erros geológicos do primeiro estudo.  (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621