Ministro dos Transportes vem ao estado para explicar suspensão de obra da BR-135

20-10-2011 09:09

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, estará em São Luís na segunda-feira, dia 24. Ele vai explicar pessoalmente à governadora Roseana Sarney (PMDB) o que levou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a cancelar a licitação pra duplicação da BR-135. A vinda do ministro foi debatida em reunião no ministério, na terça-feira, com parlamentares da bancada federal. "Disse a ele que não bastava nota oficial. Era preciso uma explicação pessoal. Ele marcou a vinda ao Maranhão para segunda-feira", afirmou Chiquinho Escórcio (PMDB).

A agenda do ministro em São Luís está sendo organizada pelo Palácio dos Leões. "Juntamente com o secretário de Infraestrutura, Max Barros, estou organizando a agenda da presença dele", disse o chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva. Max Barros estará envolvido diretamente na recepção ao ministro por tratar-se do titular da pasta congênere ao ministro dos Transportes. Na semana passada, o secretário esteve em Brasília para tratar da obra de duplicação da BR-135.

O ministro Paulo Sérgio Passos deve desembarcar em São Luís no meio da manhã. Ele tem reunião com a governadora Roseana Sarney e com a bancada maranhense. Em seguida, está prevista uma coletiva de imprensa. Após o almoço, no Palácio dos Leões, retorna à Capital Federal.

Mesmo com a visita do ministro, uma comitiva do Governo do Estado, liderada pelo secretário de Cidades, Pedro Fernandes (PTB), vai a Brasília um dia depois, também para tratar da obra da rodovia. Deputado federal licenciado, Fernandes assinou emendas no valor de R$ 50 milhões, destinadas exatamente para a duplicação da BR- 135. "Vou cobrar para que a licitação seja feita antes do fim do ano, o que evitaria a perda do dinheiro", disse o secretário, durante a visita da governadora às obras do Executivo estadual em São Luís, terça-feira.

De acordo com Chiquinho Escórcio, o ministro Paulo Sérgio Passos usou com ele os mesmos argumentos utilizados na reunião com o secretário de Infraestrutura, Max Barros, semana passada. "Ele veio com aquela história de que havia erros no projeto. Também falou do período chuvoso, que já tinha relatado em nota. Mas só nota não resolve. É preciso a presença dele no Maranhão", frisou o parlamentar.

Na reunião da semana passada, cujo teor foi confirmado em nota oficial do Dnit, o ministério garantiu a retomada das obras em junho de 2012, e explicou que os problemas no projeto levaram à invalidação da licitação. Mesmo assim, garantiu o órgão, o prazo da obra não sofrerá alteração, uma vez que realizada como "piloto de um projeto que dá rapidez e agilidade às obras".

A duplicação da BR-135, no trecho entre Estiva e Bacabeira, está estimado em R$ 190 milhões. O governo maranhense quer ampliar o projeto para incluir os trechos entre Bacabeira e Entroncamento e entre Entroncamento e Miranda do Norte, que só seriam feito em outra etapa, depois da Copa do Mundo. O ministério ainda não definiu se incluirá os novos trechos.

O passo a passo da polêmica envolvendo a BR-135

28 de setembro: O Dnit cancela a licitação para duplicação da BR-135, mas mantém a informação nos bastidores;

9 de outubro: Em reportagem exclusiva, O Estado divulga o cancelamento da licitação. A notícia teve grande repercussão nos meios políticos maranhenses.

11 de outubro: O próprio Dnit divulga nota em confirma o que chama de "revogação da licitação" e diz que o processo será retomado "com a maior brevidade".

13 de outubro: O secretário de Infraestrutura, Max Barros, teve reunião no Ministério dos Transportes, em que ouviu garantias de início da obra em junho de 2012;

14 de outubro: O Dnit emite Nota Oficial em que confirma a data de reinício informada a Max Barros. E diz que a obra terá agilidade e rapidez.

18 de outubro: O deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB) cobra do ministro Paulo Sérgio Passos uma explicação pessoal à governadora Roseana Sarney (PMDB).

19 de outubro: o ministro do Transporte marca para segunda-feira sua vinda ao Maranhão, para reunião com Roseana e a bancada maranhense. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621