Miranda já tem energia elétrica e estrada nova

25-11-2011 09:18

Povoado do município de Rosário está sendo beneficiado pelo Programa Luz para Todos.

Rosário – Desde sábado (19), a comunidade de Miranda, no município de Rosário, está comemorando a chegada da energia elétrica. Morando há 52 anos no povoado, Maria José Santos Castro não acreditava mais que sua localidade seria beneficiada com luz elétrica.

Quando o prefeito Marconi Bimba esteve na comunidade para anunciar a implantação da rede de energia, a moradora ficou alegre. “Parece um sonho! Achei que isto não aconteceria enquanto estivesse viva”, disse, ressaltando que a energia trará, finalmente, o desenvolvimento para o povoado.

A localidade, assim como outras regiões de Rosário, está sendo beneficiada com o Programa Luz para Todos. Mais de 200 residências em Miranda receberão energia elétrica.

Os moradores da zona rural são contemplados pelo programa sem nenhum custo. Eles pagam apenas a conta de energia de suas casas. “Com a chegada da energia elétrica, o povoado ganhará estradas e implantação de um sistema de água”, destacou o prefeito, acrescentando que a Prefeitura trabalha em parceria com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar). “Enquanto a administração municipal abre estradas, a empresa se encarrega de instalar a rede de energia”, frisou Bimba.

Sustentabilidade - De acordo com o prefeito, a energia elétrica agregará valor à produção da comunidade ribeirinha, levando desenvolvimento, atrelado à sustentabilidade, fatores fundamentais para essas comunidades que sempre foram esquecidas ao longo dos anos.

Na opinião de Bimba, a Luz para Todos é o maior programa de inclusão social já idealizado pelo Governo Federal por ser de sustentabilidade. “Com a energia, se criam condições para que eles desenvolvam projetos para garantir o sustento da família, evitando, assim, o êxodo rural”, disse.

Além da energia elétrica, a comunidade de Miranda será contemplada com a implantação de um moderno sistema de abastecimento de água. Marconi Bimba disse que, até o fim do ano, a comunidade ganhará dois poços artesianos, uma cisterna com mais de 400 litros e uma caixa d’água de 45 litros, que ficará suspensa em uma torre num ponto estratégico da localidade.

“A ideia é construir os dois poços artesianos para encher a cisterna, que por sua vez encherá a caixa d’água, fazendo a distribuição para as residências da comunidade”, explicou Bimba.

Mais

O Programa Luz para Todos no Brasil já levou acesso gratuito de energia elétrica para milhões de famílias, beneficiando mais de 14,2 milhões de pessoas na área rural. No Maranhão, o programa chegou a 300 mil ligações, o que representa benefícios a 1,5 milhão de maranhenses. (Fonte: O Estado do Maranhão)



 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621