Modelo de concessão de terminais sairá neste ano

07-02-2012 08:41

Diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, disse que a medida servirá para aprimorar o setor.

BRASÍLIA - O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, informou que o modelo de concessão para exploração portuária no Brasil e sua estrutura regulatória sobre a exploração, das áreas dos portos públicos, ficam prontos este ano para que as primeiras concessões aconteçam ainda em 2012.

"Nosso modelo é semelhante ao da maioria dos países, onde a operação dos terminais é privada. O problema é de gestão, que precisa ser aprimorada para tornarmos os nossos portos mais competitivos", disse Fialho. Ele defendeu ampliação da oferta de áreas nos portos para aumentar os investimentos privados.

"Caminhamos para um aprimoramento do nosso sistema portuário que tem como característica o emprego de menos recursos públicos e maior envolvimento do investimento privado. Esse é o novo cenário portuário brasileiro", afirmou.

Fialho lembrou que o país tem importantes desafios pela frente, mas também não pode fechar os olhos para as conquistas. Mais de 90% das cargas que entraram e saíram do país no ano passado passaram pelos portos.

Segundo o diretor-geral da Antaq, em 2011, os portos públicos e terminais privados brasileiros movimentaram 888 milhões de toneladas e 7,9 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), o que representou um acréscimo de 13,3% da movimentação de contêineres em relação a 2010.

"O número de portêineres [navios porta-contêineres] aumentou nos terminais do país, e a expectativa é que teremos cerca de 150 portêineres operando em 2014", ressaltou o diretor. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621