Moreira apresenta as potencialidades do Maranhão na Câmara

26-02-2011 21:01

 

O deputado federal Luciano Moreira (PMDB) utilizou ontem a tribuna da Câmara Federal para listar os potenciais dos municípios maranhenses. Em tom desenvolvimentista, Moreira colocou-se à disposição para ajudar no crescimento econômico do estado. Vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação, o parlamentar maranhense pretende também incluir nos debates a questão econômica dos estados mais pobres.

Um dos temas do discurso de Moreira foi a necessidade de capacitação profissional do maranhense, sobretudo com a perspectiva de chegada de grandes investimentos no estado. "Agora que o Maranhão já recebe grandes investimentos estruturantes, a formação da mão de obra é fundamental, como no futuro Pólo Petroquímico de Bacabeira", observou o deputado.

O parlamentar pregou a criação de uma força-tarefa para apresentar respostas às demandas funcionais que virão. Ele acredita que essa saciedade apenas pode ser obtida com incentivo à educação. "Com o crescimento do país, estamos sentindo a importância da qualificação profissional e ela tem de vir junto, até antes se possível. Por isso, quero defender a criação de uma universidade na Região Tocantina, a Faculdade de Medicina de Imperatriz, o centro de formação tecnológica de Presidente Dutra e escolas profissionalizantes em todas as outras regiões do estado, de acordo com suas vocações naturais", anunciou.

Luciano Moreira disse também que pretende participar das discussões acerca do Plano Nacional de Educação e, em nível estadual, o Plano Integrado de Educação Profissional, que será executado pelo Governo do Estado em parceria com a União e outros atores da sociedade.

O deputado também declarou apoio irrestrito a iniciativas do Governo Federal, como a erradicação da pobreza. Ele apoiou a sensibilidade da presidente Dilma em levantar o tema como questão prioritária no governo. "Na Câmara dos Deputados, darei meu apoio a qualquer esforço que seja feito para que nenhum brasileiro passe fome ou tenha sede. Por isso, toda política pública tem de colocar as pessoas em primeiro lugar. Irei aonde tiver que ir, em qualquer lugar onde se possa encontrar aliados", enfatizou.

A vocação exportadora do Maranhão foi citada em trecho do discurso. Apesar da posição geográfica estratégica do estado, Luciano afirmou que há necessidade de aperfeiçoamento. "Queremos que a infra-estrutura, os corredores de escoamento e o transporte multimodal tenham a atenção que merecem como a melhor alternativa para o agronegócio brasileiro", disse.

No discurso de estréia, o peemedebista pontuou a urgência da perenização de áreas da região da Baixada. "A Baixada Maranhense precisa ter as águas perenizadas: essa riqueza não pode escoar sem aproveitamento. Com as barragens e diques, inundações serão controladas; a agricultura, a pecuária e a pesca vão crescer ainda mais. Todo o Maranhão ganha com isso".

Para finalizar, Luciano Moreira reafirmou o compromisso com o Maranhão e pediu a direção de Deus durante o mandato.

 

(Fonte: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.728, Política – pág. 03)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621