Movimentação dos portos cresce 21% no 3º trimestre e bate recorde

24-11-2010 11:27

BRASÍLIA - Os números da movimentação de cargas nos portos públicos e terminais portuários de uso privativo do país no terceiro trimestre deste ano reforçam a tendência de crescimento e recuperação das operações portuárias, iniciada no final de 2009. As informações são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

A quantidade total de cargas movimentadas pelas instalações portuárias brasileiras alcançou 202 milhões de toneladas, no terceiro trimestre deste ano, representando um crescimento de 21,9% frente ao terceiro trimestre do ano passado, quando foram movimentados 165 milhões de toneladas.

No acumulado do ano (soma dos três trimestres deste ano), o total geral de cargas movimentadas atingiu 558 milhões de toneladas, contra 458 milhões em 2009, configurando um crescimento também de 21,9%.

Os números do setor portuário mostram que tanto trimestralmente como no acumulado dos últimos doze meses, quando foram movimentados mais de 721 milhões de toneladas, a movimentação geral de cargas bateu recordes históricos.

A primeira base de comparação já havia sido ultrapassada no segundo trimestre. Contudo, o recorde em doze meses foi ultrapassado neste trimestre, reforçando o processo de expansão da movimentação de cargas, iniciado em fins de 2009, principalmente em função da boa movimentação de granéis sólidos.

Conjuntura - Segundo o Boletim Portuário da Antaq sobre o terceiro trimestre deste ano, esse crescimento deve prosseguir, embora haja um receio por parte dos técnicos da Agência quanto aos efeitos do pacote do Banco Central norte-americano (FED) sobre a movimentação brasileira de produtos de maior valor agregado.

De acordo com o Boletim, a medida do FED não deve prejudicar a movimentação de cargas de longo curso, em termos de tonelagem, dado que o reaquecimento da economia norte-americana pode gerar demanda para produtos básicos de elevada densidade. A maior preocupação é quanto à valorização do câmbio, que poderá gerar efeitos adversos, ou prejudicar ainda mais a competitividade do setor de manufaturados.

Portos - Os Terminais de Uso Privativo (TUP) movimentaram 388 milhões de toneladas no acumulado do ano (soma dos três trimestres de 2010), configurando um crescimento de 24,9% em relação a igual período do ano passado.

"As boas taxas de crescimento das operações dos TUP vêm proporcionado o aumento da participação dessas instalações portuárias no total de cargas movimentadas no país", diz o gerente de Estudos e Desempenho Portuário da Antaq, Bruno Pinheiro. Atualmente, os TUP movimentam 69,6% do total das cargas.

Já os portos públicos, embora tenham apresentado uma taxa de crescimento um pouco menor, também foi bastante considerável, cerca de 15,7% no acumulado do ano frente a 2009.

Com a marca de 64 milhões de toneladas no acumulado do ano, o que representou um crescimento de 13,1% sobre 2009, Santos (SP) responde por 38% da carga movimentada pelos portos organizados. Na seqüência vem Paranaguá (PR), com 26 milhões de toneladas, representando 15,5% do total de carga movimentada pelos portos públicos.

No terceiro lugar da movimentação dos portos públicos aparece Rio Grande (RS) com 8% da movimentação total, depois Vila do Conde (PA) com 7% do total, e Itaqui (MA) com 6%. Esses cinco portos concentram 70% de toda carga movimentada por essa modalidade de instalação portuária.

Contêineres - A movimentação de carga conteinerizada bateu o recorde da série histórica do Sistema de Desempenho Portuário para uma base trimestral, no terceiro trimestre deste ano. Esse crescimento tende a persistir devido à forte demanda interna e ao possível aquecimento da economia norte-americana.

Para os técnicos da Antaq, o processo de elevação de cargas conteinerizadas deve continuar, embora haja o temor, como realçado anteriormente, de que ocorra prejuízo em termos de exportação de produtos manufaturados por conta da apreciação cambial.

O país atingiu a marca de 1,5 milhão de TEU (unidade de contêiner de 20 pés) no terceiro trimestre, contra 1,3 milhões em igual período de 2009, o que representou um crescimento de 18,6% no total movimentado. No acumulado do ano e no acumulado dos últimos 12 meses, foram movimentados 4,1 milhões e 5,4 milhões de TEU, respectivamente o que representou uma expansão de 14,2% para acumulado do ano e de 6,7% para o acumulado dos quatro últimos trimestres.

Segundo os técnicos da Antaq, a retomada de alguns parceiros comerciais brasileiros foi determinante para a recuperação da carga conteinerizada, que já amargava um enfraquecimento desde antes de 2008, e que foi acentuado com a crise mundial, em 2009.

Granéis - Os granéis sólidos representaram cerca de 63% das cargas movimentadas pelos portos e terminais brasileiros no acumulado deste ano. No terceiro trimestre, foram movimentados 122 milhões de toneladas de granéis sólidos, o que representou um crescimento de 31% em relação ao igual período do ano passado. No acumulado do ano, foi alcançada a marca de 332 milhões de toneladas contra 254 milhões em 2009, representando um expansão de 30,5%.

Das 332 milhões de toneladas de granéis sólidos movimentadas ao longo deste ano, 297 milhões estão relacionadas ao comércio exterior. As exportações responderam por 88% do total de granéis sólidos movimentados no Longo Curso.

Como apontado no Boletim anterior, três terminais concentram quase toda movimentação de minério de ferro: Tubarão (ES), Ponta da Madeira (MA) e Minerações Brasileiras Reunidas (MBR), no Rio de Janeiro (RJ). Juntos, eles respondem por 90% do minério movimentado nas instalações portuárias brasileiras. O minério de ferro responde por 58% do total movimentado de granéis sólidos, seguido da soja, com 10,4%, e da bauxita, com 7,2%.

Quanto ao açúcar, outro destaque entre os granéis sólidos, foram movimentados 7,4 milhões de toneladas no terceiro trimestre de 2010, redundando num crescimento de 28,6% frente a igual período do ano passado. Já no acumulado do ano, foram movimentadas 16,8 milhões de toneladas, o que significou um crescimento de 21,5% em relação a 2009.

A movimentação da soja, por sua vez, atingiu a marca de 36 milhões de toneladas no acumulado do ano, numa expansão de 32,6%. Santos foi responsável pela movimentação de 22% de toda a soja nos três primeiros trimestres deste ano, seguido de Paranaguá, com 16,5%. Contudo, o porto de São Francisco do Sul foi o que apresentou comportamento mais dinâmico, com expansão de 66% na movimentação do produto em 2010, sendo responsável por 11,9% da soja movimentada até aqui.

Outros - A movimentação de granel líquido no terceiro trimestre foi de 53,4 milhões de toneladas, fechando 7,74% acima do mesmo período de 2009. No acumulado do ano, o crescimento girou em torno de 8%, alcançando a cifra de 153 milhões de toneladas, das quais 90% foram de petróleo e derivados e óleos minerais.

Já na movimentação de carga geral solta houve uma expansão de 4,03% no trimestre em relação a igual período do ano anterior, totalizando 9,8 milhões de toneladas movimentadas.

No acumulado do ano, o crescimento foi maior: 19,2% em relação a igual período de 2009, alcançando 29,7 milhões de toneladas. Nesse tipo de carga o destaque foram os produtos siderúrgicos, com taxas de crescimento no acumulado do ano de cerca de 49,2%, alcançando a marca de 8,4 milhões de toneladas. (Ed. 17.634; Primeiro Caderno; Portos - pág. 08)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621