Movimentação de carga no Itaqui é a 6ª maior entre os portos públicos

07-06-2012 08:13

Relatório da Antaq referente ao primeiro trimestre de 2012 revela as 10 maiores instalações nacionais.

De acordo com o Boletim Informativo Portuário (BIP), divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Itaqui ocupa a 6ª colocação no ranking de movimentação de cargas dos portos públicos do país. O documento é referente ao exercício do primeiro trimestre deste ano.

De acordo com o BIP, no primeiro trimestre de 2012 os portos organizados movimentaram aproximadamente 70 milhões de toneladas de carga bruta, expansão de 3,2% em relação ao mesmo período de 2011.

Cerca de 85% da movimentação dos portos organizados se deu por intermédio de 10 instalações listadas no ranking, com destaque para as taxas de variação (positiva) dos portos de Paranaguá (PR) (14,48%), Itaqui (MA) (11,63%) e Santos (SP) (10,67%).

Esse melhor desempenho em destaque está atrelado ao volume de exportação dos produtos do complexo da soja, pois foi um segmento que obteve forte expansão no período em referência. A antecipação dos embarques por conta de incertezas de mercado influenciou na movimentação dos portos organizados no trimestre em referência. As três instalações (Paranaguá, Itaqui e Santos) foram responsáveis pela circulação de 62,57% da tonelagem de soja no período destacado.

Produtos - As principais mercadorias movimentadas pelos portos organizados foram: minério de ferro, soja, combustíveis e óleos minerais, açúcar e fertilizantes e adubos, de acordo com o informativo da Antaq. No primeiro trimestre, a movimentação de contêineres avançou 9,75% em TEUs (unidade padrão de contêiner de 21 pés) movimentados e 9,91% em termos de peso bruto dos contêineres.

Os 10 principais portos organizados, em termos de movimentação de contêineres, detiveram 98% de toda movimentação do trimestre (considerando o total do peso bruto dos contêineres). Se considerarmos o total da tonelagem brasileira (incluindo-se os terminais de uso privativo), a participação desses portos no mercado de contêineres alcança aproximadamente 83,54%, também considerando o total do peso bruto dos contêineres.

Geral - De acordo com o BIP, no primeiro trimestre de 2012, considerando-se portos organizados e terminais de uso privativo, foram movimentadas aproximadamente 205 milhões de toneladas brutas, crescimento de 2,23% frente ao primeiro trimestre de 2011.

Repetindo o comportamento dos dois últimos trimestres de 2011, no primeiro trimestre de 2012 o crescimento da movimentação nos portos organizados foi superior ao crescimento da movimentação observada nos terminais de uso privativo. Os portos organizados exibiram taxa de crescimento de 3,20% da tonelagem bruta movimentada, enquanto os terminais de uso privativo apresentaram taxa positiva da ordem de 1,73% em comparação com o mesmo período de 2011.

Entre os 10 principais grupos de mercadorias movimentadas no primeiro trimestre de 2012, despontaram-se os grupos soja, farelo de soja e combustíveis e óleos minerais, que apresentaram taxas de crescimento de 76,21%, 28,02% e 9,1%, respectivamente. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621