MPX e OGX avaliam ações no Maranhão

02-12-2011 09:52

A governadora Roseana Sarney recebeu, na tarde de ontem, no Palácio dos Leões, a visita do presidente da empresa MPX, Eduardo Karrer, e do diretor da OGX, Celso Martins. Também presentes o diretor-presidente da Termelétrica Parnaíba, Edio Rodenheber; gerente de operações da OGX, Samuel Guimarães; o diretor de operações da OGX, George Fernandes, e o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo.

No encontro, foram apresentados os resultados das ações dos empreendimentos no Maranhão até agora e os próximos passos nos investimentos. “Fizemos uma explanação do que realizamos até hoje e anunciamos os próximos investimentos”, disse Karrer.

Segundo ele, a Usina Termelétrica do Itaqui, localizada no Distrito Industrial de São Luís, está em fase final de implantação, com algumas etapas de testes em andamento e previsão de início de operação para 2012.

Na obra, foram investidos mais de R$ 1,6 bilhão, do total de R$ 1,8 bilhão. Movida a carvão mineral, a usina tem capacidade para gerar 360 MW de energia, o equivalente para abastecer, em média, 65% do consumo doméstico e comercial do Maranhão. Com 500 mil m2 de área, o empreendimento está localizado a 5 km do Porto de Itaqui, por onde chega o carvão mineral. A necessidade de recebimento do carvão por via marítima foi um dos fatores que determinou a instalação da usina próximo ao Itaqui.

A energia gerada irá para o Sistema Interligado Nacional, que distribuirá para o Brasil. “Em São Luís, a Usina Termelétrica Itaqui desenvolve 22 programas socioambientais, como o programa de qualificação profissional, que já formou aproximadamente 700 pessoas. No auge da obra chegamos a gerar 3,7 mil empregos. Cerca de 70% dessas vagas são ocupadas por maranhenses”, disse Eduardo Karrer. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621