MPX obtém licença da Sema para construir termelétrica em Santo Antônio dos Lopes

06-05-2011 15:02

 

A empresa MPX, do Grupo EBX, controlado pelo milionário Eike Batista, informou ontem que recebeu a licença de instalação da termelétrica a gás natural MPX Parnaíba, na região da Bacia do Parnaíba, no Maranhão, emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Localizada no município maranhense de Santo Antônio dos Lopes, a unidade será suprida pela produção de gás da OGX Maranhão, uma joint venture entre MPX (33,3%) e OGX (66,7%), que possui 70% dos direitos de exploração em sete blocos na Bacia do Parnaíba. Os 30% restantes são detidos pela Petra Energia.

A termelétrica terá capacidade de geração de energia a gás natural de 1.863 megawatt (MW), por meio de ciclos simples e combinado e estará conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Em comunicado, a MPX informou que "a obtenção da licença comprova a capacidade da MPX em desenvolver empreendimentos estruturantes e reforça nossa convicção acerca da importância estratégica do complexo de geração térmica do Parnaíba, que deverá ser um marco na expansão da geração a gás no Brasil e contribuirá significativamente para o crescimento da MPX".

A MPX também iniciou o processo de licenciamento ambiental na Sema para o desenvolvimento de mais 1.859 MW na região, com base nas estimativas de recursos riscados na Bacia do Parnaíba e nos resultados obtidos até agora na campanha de exploração.

Área privilegiada - A MPX Parnaíba tem localização privilegiada não apenas por estar na área dos blocos produtores de gás natural (o terreno para a instalação da usina, já adquirido pela MPX, está localizado na área do bloco exploratório PN-T-68), mas também pela viabilidade de conexão ao sistema elétrico nacional por meio de seccionamento de linhas de transmissão já existentes, o que resultará em baixos custos de interligação com a subestação de Presidente Dutra.

Considerando a estimativa de recursos riscados na Bacia do Parnaíba de 11,3 Tcf (trilhões de pés cúbicos) e os resultados excepcionais obtidos até agora na campanha de exploração conduzida pela OGX Maranhão, a MPX está muito confiante com a grande disponibilidade de gás na região e por isso já iniciou o processo de licenciamento ambiental para o desenvolvimento de 1.859 MW adicionais na região. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621